Sábado – Pense por si

Os talibã voltaram ao poder no Afeganistão. E as mulheres desesperam

Leonor Riso
Leonor Riso 16 de agosto de 2021 às 08:00

Sob o regime talibã, as mulheres nem podiam sair de casa sem um acompanhante do sexo masculino. Nos últimos 20 anos, conquistaram alguns direitos: agora, receiam perder tudo.

Os talibã entraram em Cabul, Afeganistão, este domingo. Lotfullah Najafizada, que chefia o canal televisivo noticioso afegão Tolo News, partilhou uma fotografia tirada no dia da queda da capital: a de um homem que pinta de branco cartazes que mostravam mulheres vestidas de noiva segundo a moda ocidental e maquilhadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.