
Morreu James Foley, o realizador de "Cinquenta Sombras de Grey"
Realizador tinha 71 anos e lutava contra um cancro no cérebro.
Realizador tinha 71 anos e lutava contra um cancro no cérebro.
Nero Saraiva foi condenado no Iraque a 15 anos de prisão por pertencer ao Estado Islâmico. A família tem tentado, sem sucesso, contactar o governo para conseguir apoio consular. Pela primeira vez, a mãe e o pai decidiram dar uma entrevista em que contam como foi perder o filho para um grupo terrorista e a odisseia para o tentarem trazer de volta: “Tragam o meu menino para cá.”
Entre 2012 e 2014, a cimenteira francesa Lafarge pagou dezenas de milhões de euros ao autoproclamado Estado Islâmico para manter o monopólio na área e lucrar com a atividade do grupo terrorista.
Abdel-Majed Abdel Bary, de 32 anos, terá publicado uma fotografia de si próprio a segurar uma cabeça decapitada, enquanto visitava a Síria. O antigo rapper está detido em Espanha, desde 2020.
A célula do EI, especializada na captura, tortura e execução de reféns ocidentais, era apelidada pelos reféns com o nome do grupo musical "Beatles" devido ao seu sotaque britânico.
Entre 2013 e 2014, Javier Espinosa, repórter de guerra premiado do diário espanhol El Mundo, esteve seis meses prisioneiro do Estado Islâmico. Agora, o seu raptor está preso nos EUA. O jornalista foi falar com ele e faz o relato de uma visita difícil.
A Procuradoria-Geral da República está a preparar o pedido de extradição de Nero Saraiva para Portugal contra a vontade do governo. O jihadista português está a ser julgado no Iraque e enfrenta a pena de morte
Foi detida em 2010 e desde então Al Qaeda, talibãs e Estado Islâmico oferecem reféns em troca da sua libertação. Aafia Siddiqui, neurocientista paquistanesa, está a cumprir pena de 86 anos de prisão nos EUA.
A série da HBO, criada por Jesse Armstrong, está de regresso dois anos depois. Claustrofobicamente tensa como delirantemente divertida, a terceira temporada arranca esta segunda-feira com episódios semanais.
Ao declarar-se culpado, Alexanda Kotey celebrou um acordo com o Governo norte-americano para fornecer todas as informações na sua posse sobre as ações na Síria, bem como a qualquer Governo estrangeiro que o solicite.
A Holanda pediu a Portugal dados sobre Ângela Barreto e os seus dois maridos. A mãe da terrorista avisou a polícia que a filha ia viajar para a Síria.
O MNE foi notificado pelo Governo iraquiano de que Nero Saraiva foi preso ao abrigo de um mandado de detenção internacional. Objetivo é a extradição.
O terrorismo em Cabo Delgado não é apenas uma desgraça a acontecer. É também uma tragédia a repetir-se. Tal como há uns anos, até à morte de um ocidental.
Nero Saraiva foi transferido de uma prisão das forças curdas, na Síria, para o Iraque. Com um mandado de captura internacional ativo, poderá ser extraditado para Portugal a qualquer momento, se as autoridades iraquianas o entenderem. O jihadista já pediu o repatriamento: no Iraque enfrenta a pena de morte
Em entrevista à agência curda ANF, Nero Saraiva, preso na Síria, relata o seu percurso mas não entra em detalhes sobre o que fez no Estado Islâmico nem se quer voltar a Portugal.
As autoridades estavam em alerta desde que receberam informações de que Nero Saraiva poderia ter sobrevivido ao colapso do Estado Islâmico. O mais importante jihadista nacional está agora detido na Síria.