Sábado – Pense por si

Jihadista foi denunciada pela mãe

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 02 de junho de 2021 às 08:00

A Holanda pediu a Portugal dados sobre Ângela Barreto e os seus dois maridos. A mãe da terrorista avisou a polícia que a filha ia viajar para a Síria.

É a mais surpreendente revelação da Decisão Europeia de Investigação (DEI) enviada pelas autoridades holandesas ao Ministério Público (MP) português em que são pedidas informações sobre a jihadista Ângela Barreto e os seus dois maridos, Fábio Poças e Nero Saraiva: um mês antes da partida da jihadista lusodescendente para a Síria, em agosto de 2014, a mãe de Ângela Barreto avisou a polícia holandesa de que a filha tencionava viajar para o califado do autoproclamado Estado Islâmico (EI). Não se sabe se o alerta foi levado a sério, mas a verdade é que, ainda assim, a jovem conseguiu sair do país rumo à Turquia e atravessar a fronteira para a Síria.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.