
Os escaravelhos que vivem no museu
Milhares de insetos são usados para limpar esqueletos de animais para que possam ser estudados e exibidos. Em Lisboa, acontece o mesmo.
Milhares de insetos são usados para limpar esqueletos de animais para que possam ser estudados e exibidos. Em Lisboa, acontece o mesmo.
Carminho tem medo do escuro e de acordar sem os pais, Mateus tem receio da morte da família, Pedro teme a sua própria morte e Diana tem um diagnóstico de ansiedade generalizada. A SÁBADO falou com quatro mães e com vários especialistas para perceber o que fazer nestas situações.
Estão escolhidos os finalistas do Nikon Comedy Wildlife Awards, concurso que decorre desde 2015. O grande vencedor é conhecido em dezembro.
Na hora, nem dou luta, quando vejo já sou um campo de batalha e a minha pele está em modo rendição.
Os cheiros das coisas são o que nos ajuda a manter a ligação com elas. A nossa casa tem um cheiro que nos deixa descansar depois da luta do dia inteiro. O dia em que uma casa ganha o cheiro de quem lá vive, é o dia em que merece o seu nome - até lá são só divisões juntas, com coisas que são nossas.
Como era inevitável, e era apenas uma questão de tempo, haveria um dia em que o choque, com os efeitos perversos dessa logomaquia, ir-se-ia verificar, fosse por cansaço, fosse por asneira.
22 homens, nove mulheres e sete crianças passaram um mês sem serem acolhidos pela Grécia ou pela Turquia. Polícia grega interveio quando mulher grávida começou a sangrar.
Há uma formiga na bancada da cozinha. Evita os perigos e volta ao carreiro. Ignora a comida e leva a companheira. Irá a outra já morta? Será a ideia levá-la para morrer junto dos seus? Ou ainda haverá salvação?
As cenas de pugilato, em que os viajantes são removidos dos seus legítimos lugares à força, não param de crescer. Nos EUA, uma forma de lidar com estas barbáries passa por “leilões do avesso”: o passageiro, no momento do check-in, já informa qual é o seu preço para ceder o lugar.
Pais de todas as gerações, pais de todas as tendências e persuasões, sobretudo pais de crianças entre os 4 e os 7 ou 8 anos: sentem-se diante da televisão, com o respeitável costelado no sofá, e vejam um, dois, 10 episódios seguidos de Bluey.
Alterações climáticas estão a provocar a extinção de inúmeros insectos e a produção do cacau pode estar em risco. Nos Estados Unidos já se sentiu uma redução nas plantações de maçãs, cerejas e mirtilos pela falta de polinizadores.
A subida das temperaturas ameaça espécies tão diversas como os zangões árticos do Canadá e do Alasca (ao ritmo actual, é provável que se extingam em 2050) ou dezenas de variedades de borboletas alpinas. No Reino Unido, o número de pirilampos decaiu 75% desde 2001.
Nas discussões recorrentes sobre o Estado Novo, nunca se produz uma boa explicação de “cultura política” para o facto de termos aguentado 48 anos com a canga em cima. A pobreza, a ignorância e a passividade medrosa da espécie foram mais determinantes na longevidade da ditadura do que todos os mecanismos de repressão.
Longe de defender o retrocesso, especialmente da emancipação feminina que os electrodomésticos e os serviços diversos vieram permitir, defendo, contudo, uma pausa para pensarmos naquilo de que podemos abdicar, a favor de aqui continuarmos por mais uns tempos.
Milhares de aranhas e as suas teias têm coberto áreas de arbustos no estado australiano de Victoria, depois de a região ter sido atingida por inundações. Para escapar à água, os insectos refugiam-se em zonas mais altas.