Sábado – Pense por si

Legumes verdes, peixe, cereais e frutos gordos: os melhores alimentos

10 de agosto de 2023 às 07:00

São os alimentos comuns numa dieta para prevenir o declínio cognitivo e os problemas cardiovasculares. Com a redução do sal e das gorduras saturadas e a prática de atividades físicas.

Perder a memória assusta mais as pessoas do que o cancro ou os ataques cardíacos, concluem vários estudos. O Alzheimer, a demência e outros problemas relacionados com o declínio cognitivo não são inevitáveis. Podemos até prevenir algumas destas doenças, desacelerar a sua progressão e, nalguns casos, até revertê-las. O exercício está indicado como o maior defensor do cérebro. Diversas pesquisas indicam que pessoas ativas reduzem o risco de Alzheimer em 45%. Depois há que estimular o cérebro para o ajudar a funcionar bem. Ao usá-lo estamos a construir as ligações que combatem a deterioração neurológica. A alimentação também tem um papel importante se ingerirmos os nutrientes de que se necessita para funcionar de forma otimizada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.