Sábado – Pense por si

O segredo para perder peso sem dietas radicais

Susana Lúcio
Susana Lúcio 26 de fevereiro de 2025 às 23:00

Proteína animal ou vegetal? Fruta biológica ou de cultivo tradicional? Todos os dias somos inundados de novas dietas e conselhos de como perder peso e fazer uma alimentação saudável. Alguns deles podem levar a doenças crónicas. Quatro especialistas repõem a verdade.

Reyes Zamanillo, 42 anos, adotou várias dietas da moda. “Fiz a dieta da couve, em que só se podia comer sopa de vegetais”, recorda à SÁBADO. “Fiz a das proteínas, em que durante um mês só comi carne e ovos.” Conseguia perder peso, mas apenas por um curto período de tempo. “Perdia 10 quilos com a dieta, mas voltava a ganhá-los. Depois do meu primeiro bebé, engordei 30 quilos, perdi-os e voltei a engordar”, conta. Foi assim desde os 20 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.