Sábado – Pense por si

O segredo para perder peso sem dietas radicais

Susana Lúcio
Susana Lúcio 26 de fevereiro de 2025 às 23:00

Proteína animal ou vegetal? Fruta biológica ou de cultivo tradicional? Todos os dias somos inundados de novas dietas e conselhos de como perder peso e fazer uma alimentação saudável. Alguns deles podem levar a doenças crónicas. Quatro especialistas repõem a verdade.

Reyes Zamanillo, 42 anos, adotou várias dietas da moda. “Fiz a dieta da couve, em que só se podia comer sopa de vegetais”, recorda à SÁBADO. “Fiz a das proteínas, em que durante um mês só comi carne e ovos.” Conseguia perder peso, mas apenas por um curto período de tempo. “Perdia 10 quilos com a dieta, mas voltava a ganhá-los. Depois do meu primeiro bebé, engordei 30 quilos, perdi-os e voltei a engordar”, conta. Foi assim desde os 20 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.