Sábado – Pense por si

Francisco José Viegas
Francisco José Viegas
convidado

O imenso adeus

Um Papa é sobretudo o seu imenso adeus – o que disse, o que mudou, o que deixou escrito, o que pode ter alterado a vida de muitos milhões de praticantes e de não praticantes, o que deixou para ser feito e que já não pode recuar

convidado

Deste mundo e do outro

O confronto desta campanha eleitoral é etéreo, dirige-se a pessoas que querem um vencedor simpático (razão por que Ventura pode não ganhar nenhum deba- te) que mantém a calma e se aproxima dos eleitores com certa bonomia.

Um mito tremendo

Há em Pinto da Costa outra dimensão que vem já nos romances de Camilo Castelo Branco e que faz dele uma personagem literária: uma coragem física aliada a uma coragem verbal que detesta os códigos de bom comportamento do regime

Francisco José Viegas

Memórias de Xangai

Queríamos passar o fim de ano no Bund de Xangai, zona do velho porto diante do rio Huangpu, onde cabe um milhão de pessoas.

Francisco José Viegas

Nunca regressar ao passado

A vida é como é: durante o último século de presença portuguesa em Macau, (...) Portugal ligou-lhe quase tanto como às Berlengas.

Francisco José Viegas

Um clarão no céu escuro

Se eu não fosse preguiçoso, teria subido à serra do Reboredo em abril passado, com os primeiros dias de céu limpo.

Francisco José Viegas

Deixar a vida em ordem

O que eu achava mais admirável nas primeiras viagens pelos territórios do Norte era uma espécie de culto da frugalidade...

Francisco José Viegas

Afastado no Equador

E é como se assistíssemos a uma arenga interminável, o horror dos horrores, uma espécie de "Gustavo Santos das viagens" que fôssemos obrigados a ouvir em sessões permanentes de Instagram e Tik Tok.

Francisco José Viegas

Como conversar a meio da noite

No Ocidente conhecemos pouco desta tradição de “erudição geral” e de amável curiosidade pelas coisas delicadas da China. A crónica de Francisco José Viegas para a SÁBADO Viajante

Francisco José Viegas

Paixões chinesas, à primeira e segunda vista

Com Pequim tive uma paixão à primeira vista: os cafés nos hutongs, o reconfortante silêncio dos jardins de Chaoyang e a história que resistiu na Cidade Proibida.

O cartão de pontos

Sendo o PS o partido que mais tempo permaneceu no poder em Portugal, é, logo, o partido que mais apaniguados, aprendizes, dependentes e ansiosos pode reunir num congresso.

Mentiras e totós

O ministro Capoulas Santos (um recordista no ministério da Agricultura) anunciou a “maior reforma das florestas desde D. Dinis”. E o que sucedeu com essa reforma? Nada.

Francisco José Viegas

O outro hemisfério

Longe de tudo, perto de nada - a crónica de Francisco José Viegas

Ver mais
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)