Sábado – Pense por si

Tiago Carrasco

A Inteligência Artificial vai mudar o futebol?

O Liverpool usa ferramentas de Inteligência Artificial para marcar cantos e o Barcelona para prevenir lesões. Os olheiros podem em breve ser substituídos por máquinas. E até há uma empresa portuguesa que recorre a estes métodos para encher estádios.

Carlos Torres

Esta Croácia ainda assusta?

Modric continua a ser a grande estrela e Gvardiol e Kovacic são outras figuras. Numa seleção envelhecida e que tenta renovar-se, há miúdos à espreita de uma oportunidade. Um deles até já marcou ao Benfica.

Carlos Torres

Paulo Catarino: "Em 1999 só o Jardel fez mais golos do que eu em Portugal"

Aos 52 anos, Paulo Catarino vai competir pelo 34º clube diferente. Já jogou em todas as divisões, da I Liga ao campeonato do INATEL, e soma 317 golos. O próximo será dedicado ao neto bebé. A trabalhar num gabinete de apoio social, admite que agora já pouco corre. "Sou um rato de área".

Bruno Faria Lopes

Donald Tusk. O homem da “vassoura de ferro” contra o populismo

Despediu as chefias das empresas públicas de media, afastou o vice-procurador-geral, prendeu políticos no palácio presidencial. Na Polónia, o primeiro-ministro Donald Tusk está a entrar a pés juntos contra o legado de oito anos de governação dos populistas do PiS. O caminho tem vantagens - e riscos.

Carlos Torres

Ronaldo já não é Ronaldo - obrigado por tudo, mas está na hora de dizer adeus

Desde o Mundial 2010, o Atlas que foi Cristiano Ronaldo carregou às costas a seleção portuguesa (marcou todos os golos da equipa das quinas em 18 vitórias e foi determinante em 28 delas). Agora, chegou a altura de se despedir. Esperemos que Portugal passe Marrocos para poder chegar à final ou lutar pelo 3º lugar. Seria um adeus perfeito para CR7.

Triagem

Goleados pela Roménia

O que queremos para o nosso futuro? Continuarmos a gritar golos num País incapaz de crescer? Continuarmos a esperar que a Europa nos salve sempre da nossa evidente incompetência? Sermos grandes exportadores de mão-de-obra qualificada que serve de motor a outras economias?

Carlos Torres

Ainda bem que Vasco da Gama não se chamava Fernando Santos

O selecionador está sempre a dizer que está no Qatar para ser campeão do mundo. Mas ele diz uma coisa e faz outra (ou pelo menos a equipa comandada por ele). Como é que seria se os portugueses que descobriram o caminho marítimo para a Índia fossem com esse intuito e depois ficassem apenas a andar às voltas com as naus junto ao Cabo da Boa Esperança?

Tiago Carrasco

Luis Diaz: o craque do realismo mágico

Luis Diaz só chegou a um clube a sério aos 18 anos. Até lá, treinou na escola de futebol do pai, que tinha de vender cabras para comprar chuteiras e equipamentos. É descendente de índios wayúu e oriundo de La Guajira, inspiração do escritor Gabriel Garcia Márquez.

Carlos Torres

Xavi: o regresso do dono da bola - e do tiki-taka

Herdeiro de Guardiola e fã de Cruyff, o novo treinador quer trazer de volta o futebol de posse e passes curtos. Só teve duas semanas para preparar o jogo com o Benfica, da Liga dos Campeões, mas vai haver mudanças – em especial na mentalidade.

Carlos Torres

As caretas de Jesus e a “guerra” no Benfica; o novo Milan (com o velho Ibra); e o deus Ronaldo passeando pela tarde de Manchester

Um dos grandes jogos do fim-de-semana, o Benfica-Braga servirá para perceber como vai a suposta “guerra civil” nas águias (será que Otamendi, Gilberto ou Lucas Verissimo nunca tinham reparado nas expressões de "fúria assassina" de Jesus na linha lateral?). Já a nível internacional, o destaque vai para os dérbis de Milão e de Manchester.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)