Sábado – Pense por si

Ana Rita Cavaco
Ana Rita Cavaco Bastonária da Ordem dos Enfermeiros
Triagem

O frio que congela o futuro

A questão é simples: um País que não cria riqueza é um Estado que não pode distribuir. Enquanto Portugal não crescer, o combate à pobreza e à exclusão será apenas um amontoado de pequenos curativos sem efeitos práticos. Sim, a economia são as pessoas.

Triagem

Professores de gente livre

Hoje sou livre porque tive professores que me ensinaram a questionar, a duvidar, a olhar para o mundo com sentido crítico. É disso que o poder tem medo, de gente livre e de gente que ensina os outros a serem livres.

Triagem

Obrigada, Dra. Graça!

Os críticos dirão que Graça Freitas cometeu demasiados erros. Prefiro pensar que eu teria cometido muitos mais. Aliás, tenho a certeza que neste País ninguém teria cometido menos. O adeus de Graça Freitas faz-me refletir sobre o que andamos cá a fazer. Sobre o que fica depois de termos dado o melhor de nós.

Triagem

Sonho de Natal

Quando o primeiro-ministro garante que ninguém fica para trás, esquece-se dos milhares de portugueses que aguardam por uma cirurgia já fora do tempo de espera clinicamente aceitável; esquece-se dos atrasos crónicos na justiça que congelam vidas e verdades.

Triagem

No País dos pequenos poderes

De nada serve mudar de política se, no terreno, aqueles que têm a responsabilidade de a concretizar, usarem o poder da cancela – muito típico da sociedade portuguesa – para bloquear decisões que terão implicações diretas na vida das pessoas e, por consequência, no próprio sistema.

Triagem

Vamos terminar isto com dignidade!

O que mais assusta nesta maioria já não é aquilo que aconteceu em oito meses, mas tudo o que ainda seremos forçados a ver nos próximos três anos. A única coisa que me descansa é ter a certeza de que o Presidente da República ajudará António Costa a terminar o seu mandato com dignidade.

Triagem

Goleados pela Roménia

O que queremos para o nosso futuro? Continuarmos a gritar golos num País incapaz de crescer? Continuarmos a esperar que a Europa nos salve sempre da nossa evidente incompetência? Sermos grandes exportadores de mão-de-obra qualificada que serve de motor a outras economias?

Triagem

Paguem o que devem

O ministro das Finanças já garantiu que o problema da Saúde em Portugal não é dinheiro. Sinto-me muito mais tranquila. Imaginem se fosse! O que aconteceria aos enfermeiros que andam a receber apenas 150 dos 300 euros que o Estado se comprometeu a pagar mensalmente?

Triagem

Tragam a taça que importa

Que a voz de Bruno Fernandes contagie toda a seleção, para que cada vitória de Portugal seja o triunfo da liberdade, da tolerância e da inclusão. Rapazes, mostrem ao mundo quem somos e aquilo em que acreditamos. Essa é a taça que importa.

Triagem

Dado e desperdiçado

A verdade é que a nossa história coletiva está repleta de oportunidades únicas em oportunidades únicas, até à oportunidade desperdiçada. E é por isso que não basta estar atento ao ritmo de execução dos dinheiros de Bruxelas.

Triagem

Outra vez migalhas

O problema é que o debate começa à boa maneira socialista: afinal, os pontos que eram para ser devolvidos aos enfermeiros, pelos vistos, não são para todos. Ficam de fora os especialistas.

Triagem

E os enfermeiros, pá?

O respeito deste Governo para com a nossa classe profissional está, do ponto de vista simbólico, patente no número de vezes que a palavra enfermeiro aparece em todo o OE: três, e todas elas para fins estatísticos, mas não só.

Ver mais
A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana