
Pinto da Costa: alianças, guerras e suspeitas de corrupção
Acusado de ser defendido por bandidos e de comprar árbitros com prostitutas, nunca foi condenado. Foram muitas as polémicas do antigo líder dos dragões.
Acusado de ser defendido por bandidos e de comprar árbitros com prostitutas, nunca foi condenado. Foram muitas as polémicas do antigo líder dos dragões.
O presidente garante que os jogadores do Sintrense vão jogar "olhos nos olhos" com os do FC Porto na Taça de Portugal. O treinador apenas promete que "todos vão dar o máximo". Mas o médio Pipas sonha mais alto e diz: Porque não ficar na história?
De 1975 a 1989, Augusto Inácio disputou 25 clássicos entre Sporting e FC Porto. Nas suas memórias cabem expulsões (como no dia em que nasceu a filha), um golo-fantasma, um dedo congelado e uma promessa.
Desde a chegada de António Salvador, em 2003, o clube só por três vezes ficou fora do top 5 da I Liga e ameaça a hegemonia dos três grandes. No Minho, todos acreditam que ganhar o campeonato será "uma questão de tempo”.
Tudo começou há 100 anos, num penálti de Alberto Augusto, numa lista que inclui Pinga, Peyroteo, Eusébio, Nené ou Ronaldo. Entre os 27 portugueses que marcaram aos espanhóis, há o caso de Araújo, que bisou na goleada de 4-1 em 1947 e foi recebido com foguetes e banda de música na sua aldeia (Cête). Esta terça-feira, dia 27, no decisivo jogo da Liga das Nações, em Braga, espera-se que esse número possa aumentar.
O historiador inglês investigou durante 14 anos as ligações do futebol à política. Viajou por 25 países para escrever sobre a corrupção na FIFA, o papel das claques nas revoluções árabes ou como Putin usou a bola para reprimir opositores.
Não foi Darwin (o maior goleador esta época), nem Sarabia (decisivo na final da Taça da Liga) que fizeram o golo 1000 dos dérbis, numa história que começou a 1 de dezembro de 1907. Na véspera do próximo Sporting-Benfica (no domingo de Páscoa), fizemos um quizz para que teste o seu conhecimento sobre factos, figuras e curiosidades.
O confinamento serviu como teste de Rorschach às relações: sentirmo-nos, em simultâneo, confortados pelas rotinas domésticas e presos às infindáveis repetições; ou acharmos que conhecemos demasiado bem o outro e, afinal, não o conhecermos de todo.
A pandemia já era. E era bom que certos especialistas percebessem isso, em vez de alimentarem medos irracionais. Agora ou no futuro, que ninguém controla. Nem na Covid, nem noutra coisa qualquer.
Em 2003, o FC Porto afastou a Lazio na Liga Europa, com golos de Maniche, Costinha e Derlei (2). Agora que as duas equipas se vão reencontrar, estabelecemos o novelo de ligações entre treinadores e jogadores - um caso que até envolve Benfica e Sporting.
Depois das agressões no final do encontro entre "dragões" e "leões", Marchesin foi ainda castigado com dois jogos, além dos diretores desportivos dos dois clubes, Luís Gonçalves e Hugo Viana, que receberam 20 dias de suspensão.
Para os leões, ir ao Porto é (quase) sempre sinal de mau resultado (no Dragão ou no Bessa). Já para os nortenhos, ganhar na Grande Lisboa é um pesadelo. E o pior é mesmo Alvalade, com apenas 21 vitórias nos 109 jogos lá feitos. Mas Estoril ou Estrela da Amadora também dão dores de cabeça.
Com 84 anos, feitos hoje, dia 28 de dezembro, Pinto da Costa esteve em quase todos os momentos marcantes do FC Porto, seja como adepto, dirigente (começou pelo hóquei em patins) ou presidente – cargo que desempenha desde 1982. Num novo livro, ele conta as suas histórias.
O empresário de futebolistas foi detido por suspeitas de fraude fiscal e branqueamento num esquema que terá movimentado 70 milhões de euros. Em 2019, numa altura em que era acusado de aliciar jogadores para perderem contra o Benfica, deu uma entrevista à SÁBADO. Contou como conheceu o presidente das águias, falou das guerras com o FC Porto e revelou que tinha grande sucesso no imobiliário: "Se não fosse a crise, hoje estava milionário".
Filho de pescador – no Verão ainda vai com o pai para o mar –, chumbou por faltas por ter ido ao Europeu de sub-15. O antigo avançado de FC Porto e Sporting acabou a carreira de futebolista em 2017, na Índia, onde tinha colegas que comiam sem talheres – hoje é diretor da FPF.
A polícia lembra que os jogos da Taça da Liga "vão decorrer em período de vigência do atual estado de emergência" em que vigora "o dever geral de recolhimento domiciliário".