Endividamento das famílias volta a aumentar em novembro e atinge novo máximo
Dívida das famílias aumentou 8,6% em novembro face a igual período do ano passado. Endividamento das empresas privadas e da administração pública também registou aumentos.
Dívida das famílias aumentou 8,6% em novembro face a igual período do ano passado. Endividamento das empresas privadas e da administração pública também registou aumentos.
Tudo demora tempo. Tudo custa muito dinheiro. Tudo é disperso pelo território e por centenas, senão mesmo milhares de agentes, entre Estado, autarquias e privados, que tornam qualquer processo de transformação ainda mais lento e custoso.
O tema será discutido pelos líderes da UE na cimeira que arranca na quinta-feira, num encontro de alto nível que é visto como decisivo, já que a Ucrânia fica sem financiamento disponível na próxima primavera.
A tecnológica passará para as mãos de uma empresa chinesa, que atualmente é a maior fornecedora de componentes para os equipamentos da marca.
“O pior são os 380 milhões de euros já contratualizados para o futuro que condicionam os próximos dois orçamentos – a maioria, obras supérfluas à moda da África pobre mais gastadora”, acusa o autarca, revelando “números que indiciam uma situação financeira catastrófica da autarquia”.
Dívida das administrações públicas, empresas e particulares aumentou 9,4 mil milhões de euros em setembro, para um total de 866,4 mil milhões. Maioria do endividamento total diz respeito ao setor privado, mas foi no setor público que a dívida mais cresceu.
José Maria Brandão de Brito destacou que "Portugal é já uma referência na Europa em termos de desempenho orçamental".
Natural de Long Island (EUA), o agora ativista subiu a pulso numa multinacional, caiu, foi parar às ruas e reergueu-se. Dá aulas e palestras, além de estar inserido em movimentos de defesa do direito à habitação. A biografia está a caminho.
O visto prévio dá 'luz verde' a um contrato depois de de o TdC "fiscalizar previamente a legalidade e o cabimento orçamental dos atos e contratos de qualquer natureza" nas entidades públicas.
A sobrevalorização das casas em Portugal, estimada pela Comissão Europeia, não espelha uma bolha, mas uma transformação estrutural do mercado.
As negociações com a MediaForEurope, um contacto aberto por António Horta Osório, incluem a permanência dos Balsemão no capital e na gestão da dona da SIC e do Expresso. Quem mandará no imediato está por acertar, mas os italianos vêm para controlar - agora ou mais tarde. Há otimismo, mas incerteza, sobre a concretização do negócio, que não deverá incluir um perdão de dívida bancária. Os Soares dos Santos pensaram investir, mas queriam cortar a fundo e mandar - Balsemão não aceitou.
Da quarta descida consecutiva do IRS à timidez no "imposto mais estúpido do mundo", passando por aumentos salariais - e pelo otimismo na economia. As linhas essenciais da proposta de Orçamento do Estado para 2026, apresentada pelo Governo.
BCE pediu para se ter dinheiro em casa, diversificar investimentos e investir em empresas europeias, além do abrandamento das taxas de juro em menos de um mês. Especialistas ajudam a decifrar a estratégia do banco central europeu.
Presidente terá de nomear novo primeiro-ministro ou dissolver o parlamento.
No caso de queda do governo, o presidente Emmanuel Macron poderá nomear um novo primeiro-ministro.
O empurrão de Mário Soares, a “surpresa” que Isaltino guardou em Oeiras para a TV e o despertar de Cavaco: como nasceu o maior plano de habitação da democracia portuguesa.