Sábado – Pense por si

Como Marques Mendes ganhou meio milhão num ano (e as finanças dos outros candidatos a Belém)

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 28 de outubro de 2025 às 23:00

Luís Marques Mendes, que ganhou mais de 440 mil euros em 2023 só como consultor da Abreu Advogados, vai liquidar a sua empresa familiar. Cotrim de Figueiredo tem uma carteira próxima de um milhão de euros gerida pelo BCP. Tem um AL rural, tal como Gouveia e Melo e António José Seguro. André Ventura tem toda a poupança, 121 mil euros, numa conta à ordem.

Se a média dos rendimentos de Luís Marques Mendes nos últimos dois anos é o seu padrão habitual,  o candidato estará disposto a sacrificar uma fortuna para ser Presidente da República - se for eleito receberá cerca de €232 mil anuais brutos a menos do que ganhou em média em 2023 e 2024, ou €1,16 milhões no mandato de cinco anos, valor que não inclui as verbas do comentário na SIC e as conferências.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.