Sábado – Pense por si

António José Vilela

A vida e os segredos dos espiões

Assumem identidades falsas e até podem fabricar uma carreira como médico ou professor. Montam acções de vigilância e juntam-se em grupos de três para seguirem discretamente os suspeitos. O dia-a-dia dos agentes secretos portugueses.

3
Carlos Rodrigues Lima

Tribunal confirma condenação de ex-espião

Relação de Lisboa manteve a pena de sete anos e quatro meses de prisão a Frederico Carvalhão Gil, porque o seu advogado "esqueceu-se" de a contestar.

5
Jorge Silva Carvalho sai da Ongoing
António José Vilela

Silva Carvalho: as memórias explosivas do superespião português

O ex-director do SIED, Jorge Silva Carvalho, lançou um livro polémico sobre os serviços secretos. A SÁBADO revela o que lá está e o que ficou por dizer. Toda a teia de operações ilegais: dos favores no Freeport aos assaltos a partidos.

4
Nuno Tiago Pinto

Quem são as mulheres e os filhos dos portugueses da jihad

As autoridades identificaram oito raparigas que viajaram para a Síria com os portugueses do Estado Islâmico. Algumas levaram as crianças nascidas em Portugal, no Reino Unido e na Tanzânia – ao todo estão sinalizadas 15 menores. Sem contar com as luso-descendentes e os seus filhos.

António José Vilela

Espião pagou as quotas do director do SIS na maçonaria

Quis ser julgado por um júri e à porta aberta, mas o tribunal não deixou. Os juízes deram como provado que Carvalhão Gil colaborou com a secreta russa. E mandaram devolver a quase totalidade do dinheiro que lhe foi apreendido.

António José Vilela

Ex-espião revela base de dados das secretas sem fiscalização

Carvalhão Gil respondeu a tudo no tribunal que o condenou por espionagem e corrupção: falou dos negócios com os russos, dos colegas espiões e do Servidor S. Onde as secretas guardarão informação que escondem à fiscalização.

António José Vilela

Espião entregou Dias Loureiro a secreta russa

São notas manuscritas sobre o perfil de cinco portugueses e os dados terão sido vendidos pelo espião Carvalhão Gil a um agente secreto russo. Além de Loureiro, os registos citam os negócios privados do actual nº 2 do SIS, Gil Vicente Ginja. Mas há mais nomes.

António José Vilela

Espião do SIS entregou Dias Loureiro à secreta russa

Antes de ser detido, Carvalhão Gil terá vendido um manuscrito a um agente russo com dados sobre cinco portugueses. Além de Loureiro, ex-ministro que tutelou o SIS, os registos visam o antigo ministro Daniel Sanches, o actual director-adjunto do SIS e o conde de Seia. Mas há mais

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)