Sábado – Pense por si

Secretas europeias impediram 12 atentados este ano

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 12 de dezembro de 2017 às 16:06

Acções resultaram da troca de informações sobre combatentes terroristas, num organismo criado pelos serviços da UE. A revelação foi feita pelo director do SIS, Neiva da Cruz

Os serviços de informações europeus impediram 12 atentados e colaboraram na identificação e detenção de cerca de 30 terroristas em 2017, graças à troca de informações numa Plataforma especial que começou a funcionar no início deste ano. A revelação foi feita pelo director do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Adélio Neiva da Cruz, esta terça-feira, num seminário internacional dedicado às "ameaças assimétricas e planeamento estratégico", na Universidade Nova de Lisboa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.