Sábado – Pense por si

Portugueses preferem poupar a investir por falta de dinheiro ou vontade
Bruno Faria Lopes

Não investe por medo ou falta de dinheiro? Está na maioria

Estudo da Católica para uma consultora de finanças pessoais mostra que 61% das pessoas diz não ter dinheiro para investir ou vontade de aplicar as poupanças. A esmagadora maioria dos que investem recorre a produtos sem risco - e sem retorno real.

O Pai Natal chegou mais cedo para os investidores - pelo menos até agora.
Bruno Faria Lopes

As bolsas não param de subir: como navegar na euforia?

Os mercados recuperaram das perdas de abril e batem recordes sucessivos, apenas estragados pela queda do dólar. Analistas consideram que as valorizações estão para durar - e deixam recomendações.

Bruno Faria Lopes

Poupança: está de volta o tempo das vacas magras para quem não aceita risco

A poupança está em máximos de duas décadas e nunca houve tanto dinheiro de depósitos, mas nenhuma opção sem risco - depósitos, certificados de aforro ou PPR - vai conseguir bater a inflação este ano. Depósitos nos bancos mais pequenos continuam a ser a "agulha no palheiro": há mais de 20 com taxas anuais líquidas acima de 1,6%.

Bruno Faria Lopes

Cashback: sabe quanto pode poupar com estes cartões de crédito?

Os profissionais do cashback, a devolução de uma pequena percentagem das compras feitas com um cartão de crédito ou através de um site de cashback, chegam a acumular 12 cartões para poupar cerca de 300 euros mensais – até os impostos pagam nesta modalidade. Mesmo estratégias simples podem render descontos garantidos. A tendência parece estar a crescer.

Luís Francisco

Chegou a hora de investir em criptomoedas?

Com a subida de Donald Trump ao poder, o investimento em criptoativos está (ainda) mais na moda. Os portugueses são fãs e sim, estes ativos podem enriquecê-lo ou levá-lo à falência. São voláteis, desregulados, vulneráveis a fraudes e esquemas. Tenha cuidado.

Bruno Faria Lopes

Como ganhar dinheiro em 2025

A queda esperada nos juros é uma boa notícia para a gestão dos créditos e má para as poupanças. Saiba quais são as opções que protegem o seu dinheiro da inflação, conheça os fundos que renderam dois dígitos nos últimos anos e perceba onde poupar muito em dívidas e gastos correntes.

Bruno Faria Lopes

8 passos para garantir uma boa reforma

O que deve fazer primeiro: pagar o crédito da casa o mais depressa possível ou juntar para a reforma? Quanto tem de juntar para chegar a um suplemento de 200 mil euros? Onde não deve investir – mesmo que lhe digam que é bom – e onde vale a pena assumir riscos? Este guia tem respostas para estas perguntas – e para desenhar um plano adaptado à sua idade e aos seus objetivos.

Primeiro Conselho de Ministros
Bruno Faria Lopes

Como os ministros gerem o seu próprio dinheiro

Fortunas em contas à ordem, dívidas que podiam estar amortizadas, falta de poupança – erros dos ministros da AD são comuns a muitos portugueses. O que mostram as declarações de rendimentos da equipa de Luís Montenegro.

Bruno Faria Lopes

Como os líderes partidários gerem o próprio dinheiro

Luís Montenegro é o único que investe em ações, Mariana Mortágua a única senhoria, Pedro Nuno Santos é o que tem mais dívida, André Ventura tem toda a poupança numa conta à ordem. A maioria dos líderes dos partidos com assento parlamentar faz erros comuns na gestão das finanças pessoais.

4
Bruno Faria Lopes

Como ganhar dinheiro em 2024

O ano que começa traz a promessa de um alívio nos orçamentos das famílias: as taxas de juro vão finalmente descer e, para quem souber aproveitar, há no mercado bancário opções para reduzir ainda mais os encargos com o crédito da casa e pôr as suas poupanças a gerar mais retorno. Saiba quais são.

Bruno Faria Lopes

Alívio nos juros? Só daqui a (um pouco mais de) um ano

As taxas Euribor vão continuar a subir pelo menos até ao Natal, embora a menor ritmo, estacionando perto de 4,2% - isto no melhor cenário. As famílias só começarão a sentir um alívio a partir do outono de 2024.

Bruno Faria Lopes

Como os políticos gerem o seu dinheiro

Têm demasiado em depósitos, não amortizam dívida cedo, poupam pouco e fogem do risco. Vários ministros repetem os erros da maioria das pessoas.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)