Sábado – Pense por si

Como os políticos gerem o seu dinheiro

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 04 de fevereiro de 2023 às 18:00

Têm demasiado em depósitos, não amortizam dívida cedo, poupam pouco e fogem do risco. Vários ministros repetem os erros da maioria das pessoas.

São completamente avessos ao risco, preferem a segurança anestesiante dos depósitos a prazo (mesmo que percam dinheiro), têm o imobiliário como ativo do coração e poupam pouco além da prestação do crédito da casa – este é o perfil do aforrador médio português e é, também, o perfil financeiro da maioria dos 18 ministros do Governo de António Costa. Há um ministro com mais de 1 milhão de euros a definhar em depósitos bancários, um primeiro-ministro sem outra aplicação financeira senão depósitos e imobiliário, quatro governantes com créditos hipotecários que já poderiam estar pagos antes da subida dos juros – e poucos com o pé no mercado acionista.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres