Sábado – Pense por si

António Luís Marinho

O maio mais quente e explosivo da democracia

As primeiras bombas do ELP, a guerra da unicidade sindical, os casos Renascença e República na comunicação social, 400 MRPP's presos pelo Copcon: a violência estalou de vez e abriu alas para o que aí vinha.

Rita Rato Nunes

Os truques dos debates na TV

Descontrolar Ventura com silêncios e calma. Irritar Pedro Nuno encostando-o à esquerda. Mudar de assunto quando este não agrada. Os livros por onde eles estudam.

6
Raquel Lito

Zonas vermelhas de Lisboa e do Porto: na rota dos bairros da droga

Andámos no Casal Ventoso, na Mouraria, nos Anjos e noutras zonas críticas de tráfico na capital. Há relatos de moradores coagidos a acolher traficantes, consumidores criados em zonas de elite e hoje sem-abrigo, outros a viverem em tendas. Na Invicta, a situação não é melhor. Veja o vídeo.

Diferenças de perceção: Procuradoria nacional e europeia

O coro de críticas, que se repetem "acriticamente", contamina de tal modo o comentário que não existe a preocupação de distinguir a "percepção" da "realidade" e olhar para realidades paralelas, mesmo aqui ao lado, que são aceites com normalidade democrática num Estado de Direito.

Silenciar o Sindicalismo Judiciário

Estes alegados defensores do estado de direito democrático afinal querem silenciar um Sindicato? Se assim é isto diz muito da sua conceção de liberdade de expressão, Democracia e Estado de Direito.

Vanda Marques

Euro 2024: O que une António Silva a Ronaldo?

Falhar à frente de todos. Faz parte, mas errar e levantar a cabeça é das provas mais difíceis do desporto. Uma das lições complicadas mas que podemos usar como exemplo até para os mais pequenos.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente