Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
04 de novembro de 2025 às 23:00

Que perguntas são essas?

O incómodo de alguns ministros com as perguntas dos jornalistas revela uma incapacidade de lidar com as exigências da própria democracia.

Jorge Jesus explodiu, há dias, quando um jornalista lhe fez uma pergunta sobre as suas derrotas perante as equipas de Sérgio Conceição. “Que perguntas são essas?”, disse um irado treinador do Al Nassr, como se o jornalista tivesse sido insolente, atrevendo-se a sacar de perguntas proibidas pela cartilha imaginária de servilismo que enquadrará, na cabeça do dito Jesus, as relações no mundo da bola com a comunicação social.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.