Sábado – Pense por si

5
Lucília Galha

A nova dieta da carne vermelha

Estudos científicos recentes indicam que comer carne de vaca, borrego e porco não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Pelo contrário: ajuda a tratar de inflamações, enxaquecas, diabetes e esclerose. Médicos já prescrevem dietas carnívoras. Conheça os casos de sucesso.

A importância da carne vermelha

As carnes de vaca, borrego e porco podem ser boas para a saúde - como têm muitos nutrientes, servem para ajudar a reduzir a inflamação do corpo. E ainda: climatologista avisa que os fenómenos extremos vieram para ficar; os 100 anos do Tivoli .

Lucília Galha

Repórter SÁBADO. O cancro já não é (só) para velhos

A doença surge cada vez mais cedo e ainda não se sabe porquê. Os tumores em jovens trazem novos desafios: Joana perdeu a possibilidade de ser mãe; Vanda deparou-se com o medo de uma morte precoce; e Daniela vive com o fantasma de voltar a adoecer.

Lucília Galha

A odisseia de um rapaz que o tribunal quer retirar à família

Rodrigo, 10 anos, tem uma doença hepática grave. Está na Sérvia a fazer um tratamento sem o aval da médica que o seguia em Coimbra. A justiça portuguesa considerou que ele corria perigo de vida e emitiu uma ordem para o pôr numa instituição. A família vive clandestina há oito meses por causa desta decisão. E até os irmãos já foram detidos, indevidamente.

Sónia Bento

A influência da Dieta na depressão

Aquilo que comemos tem efeitos no funcionamento do cérebro. O défice de algumas vitaminas e minerais agrava as regulações de humor, transtornos de ansiedade e estados depressivos - até influencia a doença de Parkinson.

Sónia Bento

Que alimentos reduzem o risco de cancro?

O azeite, as leguminosas e os vegetais são a base para evitar a doença. Há estudos que apontam o efeito anticancerígeno de frutos como a uva preta.

Susana Lúcio

Sim, renda-se à sopa, fruta e legumes

Ervas aromáticas em vez de caldos ultraprocessados, carne de vaca e de porco apenas duas vez es por semana, peixe várias vezes e muitos vegetais. Estas são algumas regras para o padrão alimentar que centenas de estudos científicos dizem re duzir em um quarto o risco de demência

Susana Lúcio

Distinga as gorduras boas das más

Em excesso, a gordura corporal perde as suas funções benéficas, como a produção de células estaminais regeneradoras de órgãos, e comporta-se como um cancro. Cresce através da multiplicação de vasos sanguíneos e aloja-se sobretudo no abdómen. Sabia que quatro chávenas de chá verde por dia podem travá-la?

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30