Sábado – Pense por si

A odisseia de um rapaz que o tribunal quer retirar à família

Lucília Galha
Lucília Galha 05 de junho de 2024 às 23:00

Rodrigo, 10 anos, tem uma doença hepática grave. Está na Sérvia a fazer um tratamento sem o aval da médica que o seguia em Coimbra. A justiça portuguesa considerou que ele corria perigo de vida e emitiu uma ordem para o pôr numa instituição. A família vive clandestina há oito meses por causa desta decisão. E até os irmãos já foram detidos, indevidamente.

A olho nu, e apesar dos três mil quilómetros de distância (e da vista através do ecrã), é impercetível a doença de Rodrigo. Não é uma situação menor, trata-se de uma doença hepática crónica e grave que lhe foi diagnosticada com apenas 14 meses de vida. Naquela quarta-feira, 15 de maio, pelas 16h, os irmãos de Rodrigo, Ângelo, 6 anos, e Duarte, 9, estão a brincar no parque. Gostam de jogar à bola e ao mata. Rodrigo está prestes a fazer 11 anos – é já a 23 de junho.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.