Sábado – Pense por si

Sim, renda-se à sopa, fruta e legumes

Susana Lúcio
Susana Lúcio 27 de abril de 2023 às 07:00

Ervas aromáticas em vez de caldos ultraprocessados, carne de vaca e de porco apenas duas vez es por semana, peixe várias vezes e muitos vegetais. Estas são algumas regras para o padrão alimentar que centenas de estudos científicos dizem re duzir em um quarto o risco de demência

Ana Paula Ochoa voltou a aprender a comer aos 54 anos. Depois de muitas dietas sem conseguir perder peso e preocupada com o elevado colesterol que as últimas análises clínicas apontavam, decidiu aderir à Dieta Mediterrânica. “Não foi uma dieta, porque a nutricionista não me proibiu de comer alimentos”, conta à SÁBADO. “Foi antes uma educação alimentar”, acrescenta. Aprendeu que não podia comer carne de porco quase todos os dias, como fazia. Percebeu que, apesar de o azeite ser uma gordura saudável, não devia usar tanta quantidade a cozinhar. E substituiu os caldos ultraprocessados que usava para temperar a comida por especiarias e ervas aromáticas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.