Como preparar a reforma
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Foi sempre a cidade que Bashar al-Assad não conseguiu dominar. Ahmed al-Sharaa tomou o poder da região como um terrorista ligado à Al-Qaeda que raptava cristãos e executava prostitutas. Há um ano, saíu de lá mais moderado para derrubar o regime e assumir os destinos do país. O que se passou em Idlib para o presidente mudar?
Milhares de pessoas manifestaram-se na terça-feira em várias cidades ao longo da costa síria para denunciar a recente violência contra a minoria alauita.
Em Washington Al-Sharaa anunciou o “desejo, as intenções e a prontidão” para se juntar aos 89 países que compõem a coligação.
Presidente sírio está nos EUA para tentar que as últimas sanções sejam levantadas. Trump tem-se mostrado agradado com a governação do antigo militante da al-Qaeda.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos afirmou que um membro das forças de segurança e um membro das forças drusas foram mortos durante os confrontos e outros nove ficaram feridos na parte ocidental da província de Sweida.
Os ataques teriam levado "a uma escalada em larga escala, se não fosse a intervenção efetiva da mediação americana, árabe e turca, que salvou a região de um destino desconhecido", afirmou Ahmed al-Sharaa na sua primeira declaração pública depois dos ataques.
Washington ainda não reabriu formalmente a embaixada em Damasco, também encerrada em 2012, depois dos protestos contra o governo do então Presidente Bashar al-Assad.
O Governo sírio é chefiado pelo antigo líder jihadista Ahmad al-Sharaa, cujo movimento Hayat Tahrir al Sham (HTS) liderou a ofensiva que no final do ano passado depôs o antigo Presidente sírio Bashar al-Assad.
A diplomacia da Síria destacou o compromisso da UE com o processo de "transição da Síria para um futuro baseado na estabilidade, nos direitos humanos, na recuperação económica e na cooperação internacional".
A medida foi anunciada uma semana após Trump anunciar que todas as sanções impostas pelos Estados Unidos vão ser suspensas.
O encontro entre os líderes dos EUA e da Síria é o primeiro em 25 anos, e representa um ponto de viragem para o país do Médio Oriente.
Na terça-feira Trump referiu que está a planear o fim das sanções contra a Síria "para lhes dar uma chance de grandeza". Em causa estará a facilitação do acesso dos norte-americanos ao petróleo sírio e a normalização das relações com Israel.
Ahmed al-Sharaa tem uma Constituição à medida da ambição que o levou da guerra jihadista à pose de estadista conciliador. Os 1.500 alauitas mortos em cinco dias mostram que o puzzle ainda é explosivo.
O antigo líder sírio, Bashar al-Assad, falou pela primeira vez desde a queda do seu regime. Diz acreditar que "a Síria será de novo livre e independente".
O plano conta dez milhões de euros que vão ser investidos em infraestruturas de forma a duplicar a população dos Montes Golã.