Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Estados Unidos reabriram residência do embaixador norte-americano na Síria

Lusa 29 de maio de 2025 às 11:31
As mais lidas

Washington ainda não reabriu formalmente a embaixada em Damasco, também encerrada em 2012, depois dos protestos contra o governo do então Presidente Bashar al-Assad.

A bandeira dos Estados Unidos foi hasteada esta quinta-feira no exterior da residência do embaixador norte-americano em Damasco, que se encontrava encerrada desde 2012, num gesto que demonstra a ligação entre Washington e o novo governo da Síria.

Martin Schutt/picture-alliance/dpa/AP Images

De acordo com a agência noticiosa estatal síria SANA, o embaixador dos Estados Unidos na Turquia, Tom Barrack, que também foi nomeado enviado especial para a Síria, encontra-se em Damasco para inaugurar a residência oficial.  

Washington ainda não reabriu formalmente a embaixada em Damasco, também encerrada em 2012, depois dos protestos contra o governo do então Presidente Bashar al-Assad, que estiveram na origem da guerra civil que fez centenas de milhares de mortos.

Al-Assad foi derrubado em dezembro do ano passado durante uma ofensiva militar das forças da oposição e de grupos islâmicos armados. 

Inicialmente, Washington mostrou receio em relação aos novos líderes sírios, liderados por Ahmad al-Sharaa, o antigo líder de um grupo islâmico que os Estados Unidos ainda classificam como organização terrorista.

A Administração dos Estados Unidos, encorajada pela Arábia Saudita e pela Turquia, tem mostrado abertura face às novas forças que controlam a Síria. 

Donald Trump reuniu-se com Al-Sharaa em Riade no início de maio.

Na sequência do encontro, os Estados Unidos começaram a reverter a política de sanções impostas à Síria durante o regime de Bashar al-Assad.

Artigos Relacionados