Sábado – Pense por si

Armadilha Social

O extremismo em 2024

Os ataques do Hamas mostram que, muitas vezes, a violência extremista pode vir de onde menos se espera e desviar atenções e esforços. A surpresa dos ataques de 7 de outubro levou os especialistas a reavaliar suas perspetivas sobre as ameaças predominantes, nomeadamente o jihadismo.

10
Nuno Tiago Pinto

Tribunal quis fazer de jihadistas um exemplo

Rómulo Costa e Cassimo Turé foram condenados a 9 e 8 anos e meio de prisão. Juízes quiseram dar um “sinal de segurança" e de "confiança” no modo de vida ocidental

A migração ilegal no Algarve

É no mínimo insensato, para não utilizar outro adjetivo menos agradável, afirmar, como Eduardo Cabrita o fez – ademais de maneira tão veemente – que não existe nenhuma rede de migração ilegal a operar para o Algarve.

A guerra sem fim

Em novembro de 2018 havia quatro vezes mais jihadistas do que após o 11 de setembro de 2001. O número de grupos terroristas também disparou. Há 18 anos o mundo mudou. Mas mudou muito mais nos anos que se seguiram

12
Nuno Tiago Pinto

Nero Saraiva, o mais procurado terrorista português

As autoridades estavam em alerta desde que receberam informações de que Nero Saraiva poderia ter sobrevivido ao colapso do Estado Islâmico. O mais importante jihadista nacional está agora detido na Síria.

3
Carolina R. Rodrigues

Carro armadilhado mata 11 pessoas na Somália

Um profissional dos serviços de emergência médica confirmou à Reuters que há 16 pessoas feridas. No sábado, outro ataque vitimou 15 pessoas, incluindo o ministro do Trabalho da Somália.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30