Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
13 de setembro de 2019 às 18:00

A guerra sem fim

Em novembro de 2018 havia quatro vezes mais jihadistas do que após o 11 de setembro de 2001. O número de grupos terroristas também disparou. Há 18 anos o mundo mudou. Mas mudou muito mais nos anos que se seguiram

Nos próximos meses, os Estados Unidos começarão a enviar para o Afeganistão os primeiros militares nascidos após o 11 de setembro de 2001. Jovens que não têm memória das Torres Gémeas, do seu significado, ou do impacto que a sua queda teve na época, serão destacados para um país longínquo para travar uma guerra que começou por ser contra o terrorismo mas que se tornou na mais longa alguma vez travada pelos Estados Unidos. Não é por acaso que os americanos se lhe referem como a Guerra Sem Fim – The Forever War.   

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.