Sábado – Pense por si

Relatório Minoritário

A nova Síria

Não sabemos o que será, mas sabemos o que deixou de ser. Há vencedores e vencidos, embora alguns destes finjam que não se passou nada. Em Moscovo e Teerão, os que eram “terroristas” há uma semana são hoje tratados como “o povo em armas”. Já vimos isto.

Editorial

Uma nova esperança

Poucos vão chorar a queda de Assad tal como, no futuro, será uma minoria a lamentar o fim dos regimes do Irão, Venezuela, Bielorrússia, Coreia do Norte ou Rússia. Mas é necessário evitar o vazio de poder para impedir que a Síria se torne um Estado falhado, como o Líbano, ou um país que alberga e patrocina o terrorismo.

Nuno Tiago Pinto

Da Al Qaeda ao Estado Islâmico

O caos no Iraque após a invasão dos EUA permitiu o crescimento do grupo que começou por ser um afiliado da Al Qaeda até se tornar o maior rival da organização criada por Bin Laden na corrida pela liderança da jihad global.

A guerra sem fim

Em novembro de 2018 havia quatro vezes mais jihadistas do que após o 11 de setembro de 2001. O número de grupos terroristas também disparou. Há 18 anos o mundo mudou. Mas mudou muito mais nos anos que se seguiram

12
Nuno Tiago Pinto

Nero Saraiva, o mais procurado terrorista português

As autoridades estavam em alerta desde que receberam informações de que Nero Saraiva poderia ter sobrevivido ao colapso do Estado Islâmico. O mais importante jihadista nacional está agora detido na Síria.

Alexandre R. Malhado

As 192 horas negras no leste de Ghouta

Nos últimos oito dias, foram mortas mais de 500 pessoas a leste de Ghouta, sem acesso a cuidados médicos ou alimentos. Médicos são obrigados a usar "medicamentos fora do prazo" e a "reutilizar equipamentos".

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente