Sábado – Pense por si

João Amaral Santos

Tojó, o parricida de Ílhavo

Na madrugada de 12 de agosto de 1999, Tojó, de 23 anos, reuniu os pais na cozinha e matou-os à facada. Diria, mais tarde, que a ideia do crime tinha sido da mulher, mas só ele foi condenado.

Diogo Barreto

Trump e os mercados: de bestial a besta

Os mercados reagiram de forma positiva à eleição do presidente norte-americano. Mas as tarifas recíprocas - que devem começar a ser implementadas esta quarta-feira - foram um ponto de viragem na confiança dos mercados. "Ninguém esperava este tsunami de tarifas e protecionismo", diz economista.

Afonso Reis Cabral

O chimpanzé: quinto capítulo

Leia o quinto capítulo do conto original e exclusivo de Afonso Reis Cabral para a SÁBADO. "Deitado na cama, Carloto era mais horroroso, assemelhava-se a um corpo bizarro na mesa do médico legista. A tia Isabelinha pôs a mão sobre os lençóis, na zona do peito, e ele afastou-a."

Gonçalo Correia

Do amor ao terror: 3 filmes a chegar aos cinemas

Chegam esta quinta-feira, 27 de junho, às salas de cinema portuguesas e trazem um pouco de tudo: romance, ficção científica, terror, produções ambiciosas e subtileza indie. Só tem de escolher.

No país emerso

Bugalho é Drake

À semelhança de Drake em 2016, também Sebastião Bugalho vive agora a sua repentina ascensão ao sucesso. De jovem comentador, passa a jovem cabeça de lista às eleições europeias pela coligação mais votada nas legislativas, depois de ter prometido que não tinha interesse em política.

Lucília Galha

Os heróis que não vêm nos livros

Fernando Rita reuniu 30 histórias de homens anónimos que tiveram um papel em momentos determinantes da História de Portugal, desde a Reconquista Cristã até hoje.

Talvez crónica

O homem é o lobo do homem

O mal vende mais do que o bem, num mundo em que o bem não tem espaço para se fazer valer; entre a destruição e a construção, damos mais atenção à primeira. Fomos nós que quisemos assim, é o nosso medo a convencer-nos que ser espectador do mal talvez chegue para ajudar.

Cuidados intensivos

Papéis trocados

Uma pessoa já sabia que as viagens aéreas, a agricultura intensiva e a flatulência do gado eram nefastas para o planeta. Mas ainda ninguém tinha sugerido o contributo das eleições antecipadas para a ruína da Mãe Terra. Onde estás tu, Greta, quando Portugal clama por ti?

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h