
Nice é o adversário 154 do Benfica nas provas internacionais
Águias já defrontaram equipas de 43 países, da Albânia à Argentina. O maior número de jogos? Contra o Bayern. A maior goleada? O 10-0 ao Dudelange, do Luxemburgo.
Águias já defrontaram equipas de 43 países, da Albânia à Argentina. O maior número de jogos? Contra o Bayern. A maior goleada? O 10-0 ao Dudelange, do Luxemburgo.
Filho de um guerrilheiro e de uma vendedora de peixe, Bruma veio da Guiné-Bissau aos 12 anos para tentar a sorte no Benfica. Destacou-se no Sporting, mas acabou por sair em litígio do seu clube do coração. Desde que regressou a Portugal, vive o melhor momento da carreira.
Os minhotos somam 13 jogos seguidos sem perder nas provas europeias. Nunca uma equipa portuguesa tinha conseguido uma série tão longa na mesma época. Nem o FC Porto quando ganhou a Liga Europa, em 2011, em que fez 17 jogos e somou... duas derrotas.
Equipas portuguesas jogaram esta terça-feira em casa, mas acabaram derrotadas. Na Luz, Benfica perdeu pela margem mínima frente ao Real Sociedad e, em Braga, os minhotos perderam 1-2 frente ao Real Madrid.
O talento para o futebol de Kökçü e do irmão “obrigou” os pais a trocarem de cidade, na Holanda. A baixa estatura criou-lhe obstáculos, mas depois destacou-se e levou o Benfica a comprá-lo por 25 milhões – é a mais cara transferência do futebol português.
Chegou com uma ideia de jogo ofensivo e cativou rapidamente os jogadores: o Benfica tomou a liderança isolada à 4ª jornada e nunca mais a largou. Mesmo em momentos de aperto, Roger Schmidt não transpirou nervosismo. Apaixonou-se pelo clube e por Lisboa, levou o Benfica ao primeiro título em quatro anos e renovou contrato ainda com a temporada em curso.
O 38º título de campeão português permite ao Benfica cimentar a sua posição no topo dos clubes com mais campeonatos conquistados. Na Europa, entre as 55 Ligas classificadas no ranking da UEFA, à sua frente estão apenas o Linfield (Irlanda do Norte), os escoceses de Glasgow Rangers e Celtic e os gregos do Olympiacos. Mas Juventus, Real Madrid e Ajax são ameaça para as águias.
Os últimos seis títulos do Benfica tiveram dedo português, com destaque para Jorge Jesus e Rui Vitória. Se Roger Schmidt festejar hoje, sucede ao italiano Trapattoni, que tinha sido o último estrangeiro a ganhar, em 2004, já lá vão 19 anos. Mas os encarnados têm uma grande tradição de treinadores estrangeiros campeões. Afinal, o primeiro técnico português a triunfar em exclusivo só o seria em 1976. Descubra quem foi.
Sorteio foi realizado em Nyon, na Suíça.
Foi lançado como treinador por um padeiro quando pensava fazer carreira como engenheiro mecânico. Criou um estilo radical de jogo, mas o calor e a poluição da China obrigaram-no a moderar-se. Falámos com amigos e conhecidos do novo técnico do Benfica.
Roger Schmidt, de 55 anos, está em fim de contrato com os neerlandeses do PSV Eindhoven.
Primeiro saiu Neymar, depois seguiram-se Vidal, Rakitic ou Suárez e agora Griezmann e Messi. A equipa catalã, campeã espanhola pela última vez em 2019, está num processo de renovação. Antes do jogo com o Benfica, fomos ver quem são e o que valem as novas figuras.
O Benfica esteve mais de metade do jogo com apenas 10 em campos, mas conseguiu resistir à pressão do PSV, segurando o resultado conseguido em Lisboa.
Primeira mão dos playoffs da Liga dos Campeões jogou-se na Luz, com os encarnados a conseguir segurar a vantagem conquistada na primeira parte.
O Benfica venceu a equipa treinada por Rui Vitória por 2-0 e segue para os playoffs de acesso à Liga dos Campeões onde vai defrontar o PSV.
Golos do encontro que conta para primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões foram marcados por Rafa e Gilberto.