Sábado – Pense por si

A vida de Roger Schmidt, o novo treinador do Benfica

Tiago Carrasco na Alemanha 24 de junho de 2022 às 14:00

Foi lançado como treinador por um padeiro quando pensava fazer carreira como engenheiro mecânico. Criou um estilo radical de jogo, mas o calor e a poluição da China obrigaram-no a moderar-se. Falámos com amigos e conhecidos do novo técnico do Benfica.

Em Julho de 2004, Portugal recebia a Grécia no Estádio da Luz, em Lisboa, na final do campeonato europeu de futebol. A mais de 2500 quilómetros de distância, na região alemã da Renânia do Norte – Vestfália, o engenheiro Roger Schmidt estava muito longe de imaginar que, 18 anos mais tarde, aquele estádio seria o seu local de trabalho: à época, trabalhava no processamento de tubos plásticos na Benteler, uma empresa de componentes automóveis, em Paderborn, e dividia o seu tempo entre o emprego, a família (a sua mulher, Heike, e dois filhos ainda pequenos) e a sua última época como médio-ofensivo do modesto Dellbrücker SC, da liga amadora.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.