Sábado – Pense por si

A vida de Roger Schmidt, o novo treinador do Benfica

Tiago Carrasco na Alemanha 24 de junho de 2022 às 14:00

Foi lançado como treinador por um padeiro quando pensava fazer carreira como engenheiro mecânico. Criou um estilo radical de jogo, mas o calor e a poluição da China obrigaram-no a moderar-se. Falámos com amigos e conhecidos do novo técnico do Benfica.

Em Julho de 2004, Portugal recebia a Grécia no Estádio da Luz, em Lisboa, na final do campeonato europeu de futebol. A mais de 2500 quilómetros de distância, na região alemã da Renânia do Norte – Vestfália, o engenheiro Roger Schmidt estava muito longe de imaginar que, 18 anos mais tarde, aquele estádio seria o seu local de trabalho: à época, trabalhava no processamento de tubos plásticos na Benteler, uma empresa de componentes automóveis, em Paderborn, e dividia o seu tempo entre o emprego, a família (a sua mulher, Heike, e dois filhos ainda pequenos) e a sua última época como médio-ofensivo do modesto Dellbrücker SC, da liga amadora.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.