Sábado – Pense por si

Marcelo Rebelo de Sousa admite eleições antecipadas em maio

"Se a moção de confiança for chumbada, imediatamente a seguir chamarei os partidos", diz o Presidente da República.

O Presidente da República prometeu hoje agir "o mais rápido possível" se a moção de confiança que o Governo irá apresentar ao parlamento for rejeitada. 

"Se for rejeitada, eu imediatamente convocarei os partidos e o Conselho de Estado", anunciou Marcelo Rebelo de Sousa que prometeu depois um "calendário de intervenção o mais rápido possível".

Marcelo disse, contudo, pretender ouvir primeiro os partidos, designadamente os que suportam o Governo (PSD e CDS-PP), para confirmar que pretendem apresentar-se a eleições, se forem convocadas, com as mesmas lideranças.

Depois de lembrar que na sexta-feira o Conselho de Ministros vai definir os termos da moção de confiança, o chefe de Estado admitiu que o debate no parlamento possa ocorrer no Parlamento na quarta-feira.

Apesar de não excluir a possibilidade da moção de confiança ser aprovada, Marcelo avançou com possíveis datas para uma próxima eleição no caso de ser chumbada e a Assembleia da República ser dissolvida. E apontou o mês de maio como possível para a realização de novo sufrágio, falando nos fins-de-semana de 11 e 18 de maio. Marcelo assegurou que, no caso de o Governo perder a confiança do parlamento, irá agir no sentido de "tentar minimizar os custos em termos de efeitos e maximizar aquilo que é a celeridade e rapidez no enfrentar da situação".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.