Sábado – Pense por si

Vírus: Governo garante que repatriamento de portugueses está a decorrer bem

01 de fevereiro de 2020 às 18:09
As mais lidas

Ministro dos Negócios Estrangeiros escusou-se a dar pormenores, nomeadamente quando e onde chegam os portugueses a Portugal, limitando-se a dizer que a mesma será anunciada.

O repatriamento de portugueses da cidade chinesa deWuhan"está em curso" e "a decorrer bem", afirmou este sábado o ministro dos Negócios Estrangeiros,Augusto Santos Silva, escusando-se a dar pormenores que possam "prejudicar a operação".

"A operação de repatriamento dos cidadãos portugueses que estavam retidos em Wuhan está em curso, está a decorrer bem, com as complexidades inerentes a essa operação", disse o ministro aos jornalistas no final da Cimeira dos "Amigos da Coesão" a decorrer na Pousada de São Francisco, em Beja.

O ministro escusou-se a dar pormenores, nomeadamente quando e onde chegam os portugueses a Portugal, afirmando que "têm saído 'notícias entre aspas' que são muitas vezes falsas e só prejudicam o decurso da operação".

"Está aqui o interesse público e está aqui a ajuda a compatriotas nossos e quanto mais respeitarmos as regras técnicas e diplomáticas deste tipo de operações, maior sucesso ela terá", frisou.

Perante a insistência dos jornalistas quanto à previsãode chegada dos portugueses, Santos Silva limitou-se a dizer que a chegada será anunciada.

Questionado sobre pedidos de ajuda de quatro países lusófonos para o repatriamento de cidadãos seus em Wuhan, o ministro confirmou tê-los recebido, mas assegurou nada poder fazer para lhes responder positivamente.

"Sim, recebemos esses pedidos e procurámos que eles fossem correspondidos. Infelizmente não é uma decisão que esteja nas nossas mãos, visto que se trata de uma operação europeia, que é coordenada por outro país que não Portugal", afirmou, escusando-se contudo a confirmar de que países partiram ou quantas pessoas envolviam.

Dezassete portugueses de Wuhan, cidade chinesa colocada sob quarentena, pediram para ser repatriados e, segundo fonte do governo chinês, o avião que os vai transportar tem autorização para partir hoje à noite (domingo na China).

O avião, fretado pelo Governo francês, e que partiu na quinta-feira de Portugal, rumo a Paris, tendo chegado hoje a Wuhan, no centro da China, após uma segunda paragem em Hanói, irá partir um dia depois do previsto inicialmente.

Os portugueses que vão ser retirados confirmaram à Lusa que já estão reunidos no consulado francês em Wuhan, a partir de onde serão transportados, junto com outros 350 cidadãos europeus, a maioria franceses, para o avião, um Airbus A-380.

A China elevou hoje para 259 mortos e quase 12 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

Além do território continental da China e das regiões semiautónomas chinesas de Macau e Hong Kong, há mais de 50 casos de infeção confirmados em 20 outros países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus na China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.