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A proposta do autarca social-democrata surge na sequência da redução de preço dos passes sociais para 40 euros mensais na Área Metropolitana de Lisboa.
O vereador doPSDna Câmara de Setúbal vai propor ao executivo camarário a aprovação de uma alteração do Programa de Apoio à Redução Tarifária, com o objetivo de reduzir o custo dos passes sociais na travessia doSado.
"O que pretendemos é que a Câmara Municipal de Setúbal proponha ao Governo uma alteração ao despacho 1234-A/2019, que determina o modo de funcionamento do Programa de Apoio à Redução Tarifária, que permite a implementação dos passes sociais", disse à agência Lusa o vereador social-democrata, Nuno Carvalho, que deverá apresentar uma proposta nesse sentido na próxima sessão de câmara.
"Há outros municípios do país, como o Entroncamento, que também ficaram de fora, e que poderiam beneficiar desta alteração. A alternativa é deixar milhares de pessoas à margem deste benefício de redução do preço dos passes sociais", acrescentou Nuno Carvalho, reconhecendo que esta alteração poderia obrigar a um reforço da dotação de 104 milhões de euros disponibilizada para o PART.
A proposta do autarca social-democrata surge na sequência da redução de preço dos passes sociais para 40 euros mensais na Área Metropolitana de Lisboa, em vigor a partir do dia 1 de abril, mas que não abrangem a travessia fluvial do Sado (79 euros por mês), que faz fronteira entre a Área Metropolitana de Lisboa e a Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano.
A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, já conhece a intenção do vereador do PSD, mas salienta que as preocupações do município com o preço dos transportes fluviais entre Setúbal e Troia já são antigas e há muito que foram comunicadas à Área Metropolitana de Lisboa.
Em declarações à agência Lusa em 2011, Maria das Dores Meira já defendia uma redistribuição das contrapartidas do Casino de Troia, que atualmente revertem apenas a favor da Câmara de Grândola, de forma a beneficiar também o município de Setúbal, e que parte desse montante fosse utilizado para subsidiar os transportes fluviais entre as duas margens do rio Sado.
Maria das Dores Meira admite, no entanto, voltar a abordar a questão já na próxima segunda-feira, durante uma visita do primeiro-ministro à cidade de Setúbal.
Contactado pela agência Lusa, o primeiro secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto, disse que a eventual redução de custo dos passes sociais entre as duas margens do rio Sado não é abrangida pelo PART, mas admitiu a possibilidade de um entendimento entre a Área Metropolitana de Lisboa e a Comunidade Intermunicipal do Litoral Alentejano, onde se insere o município de Grândola.
"Tem havido alguns contactos informais nesse sentido, mas é preciso negociar e estabelecer um acordo", disse Carlos Humberto, admitindo a possibilidade de se retomarem os contactos entre as partes já no próximo mês de maio.
Os novos passes Navegante Metropolitano ou Municipal permitem aos utentes a utilização de todos os transportes públicos da área metropolitana ou apenas no município onde são válidos, respetivamente.
Na Área Metropolitana de Lisboa, os passes Navegante Metropolitano permitem utilizar toda a rede de transportes públicos nos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Vereador do PSD em Setúbal quer redução do preço do passe Setúbal/Troia
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