Sábado – Pense por si

Ventura no YouTube para captar jovens

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 11 de janeiro de 2024 às 08:00

Faz reacts de discursos de Pedro Nuno Santos, filma memes e é entrevistado por youtubers populares entre os mais novos. A CNE admite à SÁBADO falta de regulação dos novos meios.

O Chega tem desenvolvido nos últimos meses uma nova estratégia de comunicação nas redes sociais que tem como alvo os eleitores mais jovens. Clipes curtos do líder André Ventura a reagir à atualidade, ora a beber um carioca no bar da Assembleia da República, ora a entrar no seu gabinete, até mesmo a enfeitar a árvore de Natal ou a ver a entrevista do socialista Pedro Nuno Santos a Júlia Pinheiro. “Onde é que estes programas da manhã vão parar?”, ridicularizou. A estes vídeos, acrescem conversas em canais de YouTube populares, as mais recentes com o dono da empresa de suplementos Prozis, Miguel Milhão, no seu videocast Conversas do Karalho (CdK), e o youtuber Tiago Paiva, que foi notícia ao insultar António Costa no púlpito do parlamento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.