Sábado – Pense por si

Vale de Judeus. Fábio Loureiro aceita ser extraditado para Portugal

Leonor Riso
Leonor Riso 18 de outubro de 2024 às 17:13
As mais lidas

Recluso foragido foi apanhado em Marrocos e tinha-se oposto à extradição. Após falar com a família e advogados, mudou de ideias.

Fábio Loureiro, um dos reclusos que fugiu da prisão de Vale de Judeus a 7 de setembro e que foi apanhado em Marrocos, aceitou a extradição para Portugal. Segundo uma nota do seu advogado de defesa, a decisão foi tomada após ter reunido com a família e advogados em Marrocos e Portugal. 

DR

"Decidiu (em consciência) desistir dessa demanda em terras de Marrocos e aceitar, de modo irrestrito, ser extraditado (transferido), o mais rápido que se mostrar viável, para Portugal, seu país natal", indica a nota. 

Tanto as autoridades marroquinas como a Embaixada de Portugal em Rabat já foram notificadas dessa intenção, aponta o advogado Lopes Guerreiro. 

Fábio Loureiro foi condenado pelos crimes de rapto, tráfico de estupefacientes, associação criminosa, roubo à mão armada e evasão. Antes, o recluso tinha-se oposto à extradição. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro