Sábado – Pense por si

USS Truman, o porta-aviões colossal a que o Tejo fez frente

Leonor Riso , Alexandre R. Malhado 11 de novembro de 2018 às 20:03

Navio de guerra dos EUA está ancorado junto a Lisboa, com cerca de 70 aeronaves estacionadas. Passou pela Síria, mas chegou agora dos duros mares da Islândia. Contudo, o rio português também se mostrou difícil.

Por estranho que pareça, quando se entra dentro do porta-aviões dos EUA USS Truman cheira a frutos secos. Surge numa parede: "A day in deck is a good day in the Navy" - ou um dia no convés é um bom dia na Marinha. Porém, as centenas de tripulantes que hoje aguardavam que as ondas no Tejo acalmassem para poder apanhar um barco até Lisboa não estavam a viver um bom momento. Pertencem à tripulação de mais de cinco mil pessoas do USS Truman. Encontram-se em missão há sete meses; e o mau tempo que os acompanha desde a costa da Islândia fê-los esperar horas até poderem pisar terra.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.