Universidade de Coimbra lança plataforma que reúne investigação sobre coronavírus

Lusa 31 de março de 2020
As mais lidas

A plataforma reúne as iniciativas de resposta aos problemas da região e do país que foram nascendo nos laboratórios da Universidade de Coimbra.

A Universidade de Coimbra (UC) lançou a plataforma "UC Against Covid-19", que vai agregar todos os projetos de investigação da instituição associados aos efeitos e à luta contra a pandemia, foi hoje anunciado.

"Com o foco na prevenção, contenção e mitigação da doença causada pelo novo coronavírus, acaba de ser lançada a plataforma 'UC Against Covid-19', que vai agregar todos os projetos de investigação e inovação da UC associados aos efeitos e à luta contra a pandemia", anunciou hoje a Universidade de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Segundo a nota, a plataforma reúne as iniciativas de resposta aos problemas da região e do país que foram nascendo nos laboratórios da UC.

A plataforma "pretende unir esforços na realização de testes de rastreio da doença, na produção de equipamentos e materiais de proteção (como máscaras, viseiras ou gel desinfetante), investigação científica, tecnológica e sobre o impacto da doença na sociedade e na partilha de estudos, análises e reflexões dos investigadores da UC sobre estas temáticas", explica.

Os progressos e resultados mais significativos vão ser divulgados ao longo das próximas semanas, acrescenta a Universidade de Coimbra.

De acordo com a UC, esta plataforma agrega ainda outras iniciativas da instituição em resposta à pandemia da covid-19, como a cedência de equipamentos informáticos para alunos em situação de carência económica, a criação de uma linha de apoio emocional e um programa de promoção do bem-estar físico e mental.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais