Sábado – Pense por si

Três detidos antes do início do Benfica-FC Porto

Os indivíduos foram detidos "por posse e deflagração de artefactos pirotécnicos", informou fonte da PSP.

A operação da Polícia de Segurança Pública (PSP) para o jogo entre Benfica e FC Porto, da 30.ª jornada da I Liga de futebol, registou até ao apito inicial três detidos por posse e deflagração de artefactos pirotécnicos.

"Os únicos incidentes que temos a referir são a deflagração de artefactos pirotécnicos e neste momento a detenção de três indivíduos por posse e deflagração de artefactos pirotécnicos. Esses três adeptos estão detidos na esquadra policial no interior do complexo desportivo. Amanhã serão presentes à autoridade judiciária", afirmou o comissário da PSP Sérgio Soares.

Segundo este responsável, o dispositivo de segurança de acompanhamento e entrada dos adeptos do FC Porto no Estádio da Luz foi "um sucesso", tendo decorrido "sem quaisquer incidentes". O último grupo dos cerca de 3.400 adeptos dos 'dragões' entrou para o interior do recinto pelas 17h53, ou seja, sete minutos antes do pontapé de saída.

"Acompanhámos 26 autocarros desde a cidade do Porto com polícias do Comando Metropolitano da PSP do Porto. Depois, a partir das portagens de Alverca estava já o dispositivo da PSP de Lisboa para acompanhar esses autocarros até à avenida Condes de Carnide, o local de parqueamento", explicou.

O comissário da PSP referiu ainda que a entrada dos últimos adeptos portistas já muito perto do início do encontro era algo que estava previsto na operação.

"A revista é morosa e é feita pelos assistentes de recintos desportivos sob a nossa supervisão. O nosso intuito inicial era que o último adepto do FC Porto estivesse dentro do recinto aquando do apito inicial e conseguimos que isso acontecesse. Foi um objectivo também cumprido", concluiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.