Para conseguir a dedução de IVA consagrada no Orçamento do Estado para 2017, é necessário documento com NIF. Porém, utentes estão a confrontar-se com várias dificuldades
"Quais as medidas que o Ministério do Ambiente tomará para resolver os problemas detectados e quando estarão os operadores preparados para colocação do NIF no recibo, exactamente no momento da compra", questionaram os deputados Hélder Amaral e Pedro Mota Soares.
Em causa está a dedução de IVA dos pagamentos respeitantes a passes modais e intermodais introduzida com a aprovação do Orçamento de Estado para 2017, que estão a gerar reclamações, pelas dificuldades colocadas aos utentes, como serem apenas disponibilizadas as facturas em algumas estações de metro, no caso de Lisboa, por exemplo.
Os deputados referem-se também a dificuldades no Porto, já reflectidas na comunicação social, em que as máquinas do Andante não permitem inserir o número de identificação fiscal (NIF).
"As novas plataformas tecnológicas permitem acesso facilitado a uma série de informação e têm facilitado a vida de muitos contribuintes através do portal e-fatura, mas, e considerando que nos transportes públicos há muitos utilizadores idosos que nem acesso têm a estas novas formas de comunicação, não pode o estado, e quem tem obrigações de fiscais, descurar a possibilidade de oferecer documentos em suporte físico", sustentam os deputados do CDS-PP.
Transportes: CDS questiona Governo por dificuldades nas facturas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."