Sábado – Pense por si

Testes de saliva já estão a ser usados em Portugal

Autarquias já estão a utilizar estes testes na estratégia de identificarem mais rapidamente casos de covid-19, para poderem atuar de forma mais célere.

Já estão disponíveis em Portugal para utilização testes rápidos de saliva para a deteção de covid-19. Segundo a Biojam, empresa que os produz, estes testes permitem uma "testagem mais rápida e eficaz".

Teste Covid-19 Saliva
Teste Covid-19 Saliva Reuters

Este teste via saliva permite detetar a presença do vírus com uma única amostra e surgem como uma alternativa aos testes PCR e de antigénio. 

Estes testes têm já vindo a ser utilizados em países como Alemanha, Áustria, Luxemburgo, Coreia do Sul, Itália e Espanha e têm sido utilziados na tentativa de organizar uma testagem massiva, ao mesmo tempo que se usam os testes rápidos via zaragatoas ou os testes PCR que podem demorar mais de 48 horas a mostrar os resultados.

Estes testes já têm sido usados por algumas autarquias nacionais para obter resultados rápidos e poderem atuar diretamente sobre o cidadão infetado.

"De uma forma mais simples e sem o desconforto associado aos convencionais testes de antigénio que utilizam as zaragatoas para recolha de amostra, o novo sistema de diagnóstico permite detectar, em apenas 10 minutos e de uma forma não invasiva, possíveis casos positivos de covid-19", revela a Biojam em comunicado.

Segundo a empresa, estes testes "poderão ser muito úteis em aeroportos, escolas, empresas ou atividades desportivas, para identificar assintomáticos em período ".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.