Sábado – Pense por si

Tancos: Exército reabre averiguações internas para apurar infrações disciplinares

Se "se concluir que existem indícios de infração disciplinar, serão instaurados os consequentes processos disciplinares", garante porta-voz.

O Exército vai reabrir o processo de averiguações interno na sequência do despacho do Ministério Público que acusa 23 arguidos no caso do furto e reaparecimento do material furtado em Tancos, disse à Lusa fonte do ramo.

Numa resposta escrita a perguntas da Lusa, a porta-voz do ramo, major Elisabete Silva, adiantou que, aquando da constituição de militares do Exército como arguidos, foi determinada a instauração de um processo de averiguações.

O processo visou o "apuramento de indícios da prática de infração disciplinar e identificação dos seus autores".

No âmbito desse processo, foram realizadas as "diligências probatórias que então se mostravam possíveis" e "foi determinada a suspensão desse processo até que fosse proferido despacho final no inquérito", o que ocorreu no passado dia 25.

Face ao despacho final do Ministério Público, "vai ser reaberto o processo de averiguações e, no caso de se concluir que existem indícios de infração disciplinar, à luz do disposto no Regulamento de Disciplina Militar, serão instaurados os consequentes processos disciplinares", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!