Sábado – Pense por si

Sondagem dá Gouveia e Melo na frente. Vence contra qualquer rival na 2ª volta

Negócios 03 de novembro de 2025 às 10:15
As mais lidas

O almirante supera Marques Mendes e André Ventura, que se encontram em empate técnico na segunda posição, segundo uma sondagem da Aximage.

O almirante Gouveia e Melo recolhe a preferência de 24,4% dos portugueses inquiridos no Barómetro da Aximage para o Diário de Notícias publicado esta segunda-feira no jornal. Marques Mendes e André Ventura encontram-se empatados na segunda posição com 19,2% das intenções de voto, enquanto António José Seguro soma 15,7%.

Gouveia e Melo
Gouveia e Melo

A sondagem dá ainda 8,2% a Cotrim de Figueiredo, 5% a Catarina Martins, 2,7% a António Filipe  e 0,9% a Jorge Pinto. Há ainda 4,6% dos inquiridos que optam por outro candidato.

No mais que provável cenário de uma segunda volta, Gouveia e Melo superioriza-se a todos os potenciais adversários, embora frente a Marques Mendes a vantagem fica dentro da margem de erro. Num duelo entre o almirante e o antigo presidente do PSD, Gouveia e Melo alcança 38% contra 36% de Marques Mendes.

Se o adversário for o antigo líder socialista António José Seguro o almirante venceria com 40% contra 35%.

Já frente a André Ventura a vitória do almirante é clara: 54% contra 25%.

Um duelo entre Seguro e Marques Mendes dá, para já, empate com 37%, enquanto Marques Mendes derrotaria Ventura numa segunda volta com 54% contra 25% e Seguro ganharia ao líder do Chega por 56% contra 26%.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.