Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 3,7 sentido nas ilhas do Faial e Pico

16 de novembro de 2019 às 14:50
As mais lidas

A zona oeste do Faial está a registar desde 3 de novembro "um ligeiro incremento" da atividade sísmica, com todos os eventos "com epicentro no mar".

Um sismo com magnitude 3,7 na escala de Richter foi hoje sentido nas ilhas do Faial e do Pico, adiantou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

De acordo com a entidade, o sismo foi registado às 04:12 locais (mais uma hora em Lisboa) com magnitude 3,7 na escala de Richter e epicentro a cerca de 31 quilómetros do Capelo, na ilha do Faial.

"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) no Capelo e Flamengos, concelho da Horta (ilha do Faial)", prossegue o CIVISA.

O sismo foi ainda sentido com intensidade III/IV nas freguesias de Angústias e Matriz (concelho da Horta, ilha do Faial) e com intensidade III nas freguesias de Criação Velha (concelho da Madalena, no Pico), e em São Roque do Pico (concelho de São Roque do Pico).

A zona oeste do Faial está a registar desde o dia 03 de novembro "um ligeiro incremento" da atividade sísmica, com todos os eventos "com epicentro no mar", explicou à agência Lusa o presidente do CIVISA.

"É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 03 de novembro, sensivelmente desde as 16:00, que se registou um ligeiro incremento da atividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha", adiantou no inicio do mês Rui Marques, acrescentando que "este é o terceiro incremento da atividade sísmica neste setor este ano".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.