Estes dois dias ficaram apenas atrás de quatro dias, entre 2 e 5 de agosto de 2018, em que se "verificaram condições meteorológicas semelhantes às atuais, mas durante um intervalo temporal maior", sublinhou o IPMA em comunicado.
Os dias 22 e 23 de agosto foram, respetivamente, o quinto e sexto mais quentes dos últimos 15 anos em Portugal continental, com sete estações a ultrapassarem máximos históricos de temperatura, foi divulgado esta quinta-feira.
Luís Guerreiro/Cofina Media
Segundo dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os dias 22 e 23 de agosto foram, respetivamente, o quinto e sexto mais quentes dos últimos 15 anos em Portugal continental, com valores médios da temperatura média de 29.35°C e 28.76°C.
Estes dois dias ficaram apenas atrás de quatro dias, entre 2 e 5 de agosto de 2018, em que se "verificaram condições meteorológicas semelhantes às atuais, mas durante um intervalo temporal maior", sublinhou o IPMA em comunicado.
"Os dias 22 e 23 de agosto de 2023 apresentaram ainda o 5.º e 10.º maior valor médio da temperatura máxima, e o 8.º e 11.º maior valor médio da temperatura mínima, respetivamente", explicou ainda.
No passado dia 22, em 20 estações foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de agosto: Pinhão (45,6°C), Tomar/Vale Donas (45,4°C), Lousã (45,2°C), Mirandela (43,8°C), Cabeceiras de Basto (43,5°C), Ansião (43,4°C), Nelas (42,8°C), Moimenta da Beira (42,5°C), Chaves/Aérodromo (42,4°C), Macedo Cavaleiros (41,5°C), Viseu/Aérodromo (41,1°C), Vila Real/Aérodromo (40,8°C), Miranda do Douro (40,8°C), Carrazeda (40,7°C), Bragança (40,6°C), Trancoso/Bandarra (40,1°C), Mogadouro (40°C), Vinhais (39,9°C), Luzim (39,8°C) e Montalegre (37,5°C).
O IPMA destacou como mais representativos os valores de 37.5°C em Montalegre e de 42.8°C em Nelas, estações com séries de 82 e 62 anos, respetivamente.
Em sete destas estações -- Tomar/Vale Donas, Cabeceiras de Basto, Nelas, Viseu/Aérodromo, Trancoso/Bragança, Luzim e Montalegre - "foram excedidos os anteriores extremos absolutos".
Na Guarda, no dia 22, o valor de 25.9°C de temperatura mínima, ultrapassou o anterior extremo para o mês de agosto.
Já no dia 23, foram ainda ultrapassados máximos para o mês de agosto da temperatura mínima em quatro estações: Viseu CC (26,9°C), Vila Real CC (25,6°C), Vinhais (25,5°C) e Lamas de Mouro (19,7°C).
O calor extremo "deveu-se à influência de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África, transportada na circulação resultante de um anticiclone localizado sobre o Golfo da Biscaia e de um vale depressionário centrado no sul da Península Ibérica, sendo reforçada por uma crista anticiclónica em altitude sobre a Península Ibérica e pela situação de seca que o território do Continente tem vindo a atravessar", referiu a mesma fonte.
Entre os valores mais elevados de temperatura máxima, em 22 de agosto Alvega (Abrantes, Santarém) e Pinhão (Alijó, Vila Real), destacaram-se com 45.6°C, enquanto no dia 23, Alvega atingiu 45.0°C e Pinhão 44.8°C.
No dia 22, registou-se em 50% do território valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 40°C e em 15% do território estiveram temperaturas acima de 42°C, detalhou o IPMA.
Valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 35°C ocorreram em cerca de 80 % do território, enquanto temperaturas iguais ou superiores a 30°C ocorreram "em praticamente todo o território", com exceção de Cabo Carvoeiro, S. Pedro Muel, Santa Cruz, Cabo da Roca e Cabo Raso.
No dia seguinte, registou-se em 40% do território valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 40°C, sendo que em 6% do território registaram-se temperaturas acima de 42°C.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres