Ideia de prolongamento da discussão foi anunciada pelo presidente, Fernando Medina, na reunião de Câmara
O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje o alargamento, até ao dia 29 de Janeiro, do prazo para a consulta pública do projecto para a Segunda Circular.
De acordo com fonte municipal, o anúncio foi feito "pelo presidente na reunião camarária privada" da manhã desta quarta-feira, 13 de Janeiro.
A mesma fonte acrescentou que a indicação da prorrogação do prazo será colocada "nos suportes do município", como osite — em que estão disponíveis os documentos para consulta — e as redes sociais.
Iniciada no dia 23 de Dezembro, a consulta pública deveria terminar na próxima sexta-feira.
O objectivo é ouvir os lisboetas sobre o projecto da maioria socialista no executivo, que visa diminuir o tráfego de atravessamento na Segunda Circular através da reformulação de alguns acessos e dos nós de acesso ao IC19 (itinerário complementar) e à A1 (autoestrada), encaminhando o trânsito para a CRIL (Circular Regional Interior de Lisboa).
O que está em causa?
Prevê-se também a implantação de um separador central maior e arborizado (com mais de 500 exemplares), a plantação de 7.500 árvores na envolvente, a redução da largura das vias, a montagem de barreiras acústicas, a reabilitação da drenagem e do piso, a renovação da iluminação pública e da sinalética e a diminuição da velocidade, de 80 para 60 quilómetros/hora.
Estima-se que as obras custem perto de 12 milhões de euros (já contando com o Imposto sobre o Valor Acrescentado, IVA) e que se iniciem no primeiro semestre deste ano, tendo a duração de 11 meses.
Na reunião de hoje, o vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira, apresentou uma moção para prorrogar o prazo por 30 dias que acabou rejeitada, com os votos contra do PS e dos Cidadãos por Lisboa (eleitos nas listas socialistas), apesar de o PSD e o PCP também terem votado a favor.
"Esta é uma proposta que tem um impacto gigantesco na cidade de Lisboa e que está a ser alvo de críticas, que têm de ser entendidas pelo município como contributos", afirmou o centrista, que falava à Lusa à margem do encontro.
Sobre a rejeição, considerou haver uma "enorme arrogância da maioria absoluta" socialista.
Segunda Circular: discussão pública alargada até dia 29
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.