Sábado – Pense por si

Reunião Infarmed: António Costa à espera que peritos definam indicadores para confinar

Ana Bela Ferreira
Ana Bela Ferreira 22 de fevereiro de 2021 às 08:44
As mais lidas

António Costa pediu aos peritos que debatessem entre si e chegassem a consensos em relação a indicadores que ditem um novo confinamento. Reunião de hoje prepara renovação do estado de emergência.

Esta segunda-feira realiza-se a 16.ª reunião de especialistas para avaliar a situação da covid-19 em Portugal. Presentes no Infarmed vão estar os especialistas e alguns governantes. Já o Presidente da República deve assistir à mesma por videoconferência.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Esta será a primeira reunião depois da saída do epidemiologista Manuel Carmo Gomes, que criticou o Governo pela falta de indicadores concretos que estipulem confiamentos. Na sequência destas críticas, António Costa pediu, ainda nessa reunião, aos peritos "para debaterem entre si e procurarem consensualizar posições" em relação a "indicadores objetivos a considerar para a tomada de decisão quanto a eventuais confinamentos", conforme sublinhou àSÁBADOo Ministério da Saúde, quando questionado sobre a utilidade das reuniões do Infarmed sem serem estabelecidas essas metas pelos especialistas.

O início da reunião está marcado para as 14h30, para a apresentação de vários indicadores e da evolução da pandemia em Portugal desde o último encontro, a 9 de fevereiro.

O atual estado de emergência dura até 1 de março. Na quinta-feira à tarde será debatido no Parlamento o novo diploma para a renovação do estado de emergência, que vigorará de 2 a 16 de março.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.