A tabela das melhores escolas em Portugal no ano lectivo 2014/2015 revela que as primeiras 26 com melhores médias nos exames nacionais do 12.º ano são privadas e situam-se maioritariamente no Porto e em Lisboa
A presença de escolas particulares e cooperativas nos primeiros lugares das tabelas tem aumentado nos últimos
anos, segundo osrankingsda Agência Lusa que têm por base os resultados dos alunos internos nas provas nacionais
que são anualmente disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência
As primeiras 26 escolas com melhores médias nos exames nacionais do 12.º ano são privadas e situam-se maioritariamente no Porto e em Lisboa, onde também se encontra a pública mais bem classificada - a Secundária do Restelo.
A presença de escolas particulares e cooperativas nos primeiros lugares das tabelas tem aumentado nos últimos anos, segundo osrankingsda Agência Lusa que têm por base os resultados dos alunos internos nas provas nacionais anualmente disponibilizados pelo Ministério da Educação.
Mais de um quarto das escolas do 1.º Ciclo (27,45 por cento) obteve média negativa nos exames de Português e Matemática realizados em maio pelos alunos do 4.º ano de escolaridade.
Num universo de 3.832 escolas, 1.052 (27,45%) registaram média negativa e 2.780 (72,55%) alcançaram a positiva, sendo considerados para estes resultados apenas os estabelecimentos de ensino que realizaram 10 ou mais exames no ano lectivo 2014-2015.
Já entre as escolas do 2.º Ciclo no final do 6.º ano de escolaridade, menos de metade (41,7%) conseguiu média positiva nos exames de Português e Matemática, de acordo com dados fornecidos pelo Ministério da Educação.
No ano lectivo 2014-2015, apenas 489 escolas obtiveram média positiva nestes exames, mas o resultado foi bastante melhor do que o do ano anterior, em que a média positiva só foi alcançada por 29,4% das escolas.
Os resultados globais melhoraram em relação ao ano anterior, em que 44,16% das escolas estava em média negativa.
Entre as 30 escolas com melhores médias nos exames do 9.º ano há apenas uma pública, na região Autónoma da Madeira, e em 2014-2015 só cerca de um quarto dos estabelecimentos conseguiu média positiva nas provas.
De acordo com os dados do Ministério, a Escola Básica dos 1º, 2º e 3º Ciclos com Pré-Escolar do Curral das Freiras é a melhor escola pública melhor classificada nos exames do 9.º ano de escolaridade. Com 20 provas realizadas, obteve o 28.º lugar com uma média geral nos dois exames – Português e Matemática – de nível 4, acima dos 3,3 de média na classificação interna.
O topo da lista é ocupado pelo Externato As Descobertas, em Lisboa, com uma média de 4,5 em 20 provas realizadas, seguindo-se o Colégio Nossa Senhora da Paz, no Porto, com uma média de 4,46 em 50 provas realizadas; e o Externato de Santa Joana, em Valongo, com uma média de 4,38 em 34 exames.
Ranking das escolas revela fosso entre privadas e públicas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.