Eanes criticou ainda a forma como o país tratou os idosos nos lares, durante a terceira vaga: "Chegámos à conclusão de que afinal os lares eram um depósito de velhos".
O antigo Presidente da República Ramalho Eanes referiu que o primeiro mandato de Marcelo Rebelo de Sousa na Presidência o "surpreendeu agradavelmente".
Cofina Media
Durante uma entrevista a Miguel Sousa Tavares, naTVI24, Ramalho Eanes lembrou que "os segundos mandatos são sempre diferentes do primeiro", já que o Presidente não pode voltar a concorrer a eleições para o cargo.
Eanes voltou a defender a sua ideia de que o "Presidente da República devia ter um mandato único de sete anos" já que essa opção lhe daria uma liberdade superior porque não teria de procurar uma reeleição, o que pode condicionar a sua atuação.
Sobre a pandemia, o antigo Presidente da República considerou que num contexto como o atual é preciso que a "nação se mobilize" e "isso implica uma informação completa, uma informação transparente" e que "o Governo atue com previsão, estratégia e gestão e ponha de lado questões de matriz ideológica".
O general deixou ainda um alerta para a crise "social, económica e sanitária" que Portugal atravessa, devido à covid-19, sublinhando que é inadmissível "que existam portugueses com fome".
Eanes deixou ainda muitas palavras críticas à situação dos lares nacionais durante a terceira vaga. "Chegámos à conclusão de que afinal os lares eram um depósito de velhos", criticou.
"Esta crise é de todos e todos nós temos de nos empenhar para a ultrapassar. É aqui que aqueles mais instruídos e que mais receberam do país têm a obrigação de dar ao país tudo o que podem", afirmou ainda.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro