Sábado – Pense por si

Testes a acompanhantes no parto serão assegurados por instituições de saúde

A ERS especifica que os estabelecimentos do SNS que exijam aos acompanhantes a prévia realização de teste à covid-19 "devem assegurar as condições e os meios para a sua concretização.

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) determinou que os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que exijam testes à covid-19 aos acompanhantes de partos devem assegurar a realização desses testes.

Neonatologia da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra
Neonatologia da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra PAULO NOVAIS / LUSA

Num alerta hoje divulgado, a ERS especifica que os estabelecimentos do SNS que exijam aos acompanhantes a prévia realização de teste à covid-19 "devem assegurar as condições e os meios para a sua concretização, garantindo, por um lado, o agendamento e a realização tempestiva do referido teste e, por outro, suportando os eventuais encargos dele decorrentes".

O alerta, tendo em conta a atual situação de pandemia do novo coronavírus que provoca a doença covid-19, surge por a ERS ter tomado conhecimento, diz no alerta, de reclamações de utentes do SNS sobre "constrangimentos ao direito ao acompanhamento durante o parto, por imposição de realização prévia" do teste à covdi-19 do acompanhante.

O alerta hoje divulgado surge no seguimento de uma orientação da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no contexto da pandemia, e de alertas da ERS, no ano passado, sobre o mesmo tema.

Quer na orientação da DGS quer nos alertas, recorda a ERS, a realização prévia de teste de rastreio à covid-19 ao acompanhante não é um requisito obrigatório para efeitos de exercício do direito ao acompanhamento no parto, "mas antes uma medida de prevenção a considerar pelos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde".

A pandemia de covid-19 já provocou em Portugal a morte de 16.565 pessoas, dos 810.459 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.