Sábado – Pense por si

Quem é Botelho Miguel, o general que "não fez nada de bom na GNR" e vai liderar o SEF?

Diogo Barreto
Diogo Barreto 18 de dezembro de 2020 às 16:54

Teve funções de comando na GNR durante uma década e estava na reforma. Vai ser responsável pela reforma do SEF que o Governo já havia prometido.

O tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel foi a escolha do ministro Eduardo Cabrita para substituir Cristina Gatões na liderança do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). O ministro da Administração Interna destacou o "prestígio indescutível" e considerou que o militar reúne todas as competências "necessárias para cumprir o programa de Governo e liderar o trabalho a desenvolver em 2021", um ano que será de grande importância para aquele organismo público, depois de um ano em que foi altamente criticado pela forma como lidou com a morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa, alegadamente à mão de três agentes do SEF.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.