Sábado – Pense por si

Quem é Botelho Miguel, o general que "não fez nada de bom na GNR" e vai liderar o SEF?

Diogo Barreto
Diogo Barreto 18 de dezembro de 2020 às 16:54

Teve funções de comando na GNR durante uma década e estava na reforma. Vai ser responsável pela reforma do SEF que o Governo já havia prometido.

O tenente-general Luís Francisco Botelho Miguel foi a escolha do ministro Eduardo Cabrita para substituir Cristina Gatões na liderança do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). O ministro da Administração Interna destacou o "prestígio indescutível" e considerou que o militar reúne todas as competências "necessárias para cumprir o programa de Governo e liderar o trabalho a desenvolver em 2021", um ano que será de grande importância para aquele organismo público, depois de um ano em que foi altamente criticado pela forma como lidou com a morte de um cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa, alegadamente à mão de três agentes do SEF.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.