Entre os 1.317 processos disciplinares decididos, 1.061 foram arquivados. O relatório revela ainda que o efectivo da PSP diminuiu com a saída de 850 polícias.
Entre 2016 e 2017 o efectivo da PSP diminuiu 3,10%, tendo-se registada a saída de mais de 850 polícias, maior parte dos quais para a reforma e pré-aposentação. Mas a PSP expulsou também 23 polícias e suspendeu 40 em 2017, na sequência de processos disciplinares, num ano em que cerca de 80% dos casos foram arquivados.
O balanço social de 2017 foi publicado esta segunda-feira na página oficial da Polícia de Segurança Pública e adianta que no ano passado, foram instaurados 1.601 novos processos disciplinares e decididos 1.317 processos, tendo transitado 3.429 processos para 2018.
Entre os 1.317 processos disciplinares decididos, 1.061 (80,56%) foram arquivados, tendo sido a pena de multa (160) a maior consequência dos processos decididos.
Segundo a PSP, entre os processos decididos, 40 (3,04%) tiveram como decisão final a aplicação da pena de suspensão, 33 (2,51%) resultaram em repreensão escrita e 23 (1,75%) na demissão.
Comparativamente a 2016, o efectivo da PSP diminuiu em 669 trabalhadores (3,10%), tendo em conta que também entraram alguns agentes. No total, havia 21.559 trabalhadores no activo à altura do balanço. O documento ressalva que transitaram 2.226 processos disciplinares de 2016 para 2017.
Segundo a PSP, 97,2% (20.890) da totalidade dos recursos humanos são elementos policiais, tendo-se verificado, no ano passado, a saída de 850 efectivos e o motivo mais relevante foi a pré-aposentação (43,41%), seguido de comissões de serviço (34%) e aposentação (10,94%).
As posições em que o número de polícias mais decresceu foram as de agente (menos 588 efectivos) e chefes (menos 73 efectivos).
O balanço social de 2017 indica também que quase um quarto dos polícias faltaram ao trabalho no ano passado devido a acidentes de serviço ou doenças profissionais, apesar de a principal causa de absentismo laboral ter sido doença (49%).
Dos casos de incapacidade relatados durante 2017 destaca-se que "53 casos resultaram numa incapacidade permanente parcial, 42 resultaram numa incapacidade temporária e absoluta e 14 numa incapacidade temporária e parcial para o trabalho habitual", pode ler-se no documento.
A PSP sublinha que, comparativamente ao ano 2016, verifica-se que em 2017 existiu uma diminuição de 53,81% no número de casos de incapacidade declarados durante o ano, relativamente aos trabalhadores vítimas de acidente em serviço.
O relatório mostra igualmente que 0,20% do efectivo policial da PSP esteve ausente do serviço em 2017 por estar a cumprir penas disciplinares.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.